Terca-Feira, 23 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

UFMS com inscrições abertas para 26 programas de pós-graduação


Campus da universidade em Campo Grande. (FOTO: Divulgação/UFMS)

 

Com cerca de 500 vagas para as cidades de Três Lagoas, Chapadão do Sul, Aquidauana e Corumbá a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), está com mais de 20 programas pós-graduação abertos nas mais diversas áreas. As oportunidades são para residência, mestrado e doutorado.

Em Campo Grande, a pós-graduação em Estudos de Linguagens está com processo seletivo aberto para o mestrado e doutorado e oferece 26 vagas para ampla concorrência e quatro para ações afirmativas para o primeiro e 16 vagas para ampla concorrência e quatro para ações afirmativas, para o segundo. As inscrições devem ser feitas até o dia 24 de janeiro.

A pós-graduação em Biotecnologia também está com inscrições abertas e destina 25 vagas para o mestrado e dez para o doutorado, sendo que dessas, três são para ações afirmativas no mestrado e uma, no doutorado. O prazo termina no dia 3 de fevereiro. Também estão abertas as inscrições para o programa em Tecnologias Ambientais. São 37 vagas, sendo 19 para o mestrado e 18 para o doutorado. O prazo termina no dia 31 de janeiro.

A pós em Saúde e Desenvolvimento da Região Centro-Oeste também realiza processo seletivo para 2020. São 34 vagas para o mestrado e 47 para o doutorado. Dessas quatro são para ações afirmativas no mestrado e cinco no doutorado. O prazo final para se inscrever é 24 de janeiro.

Já o programa em Química possui um sistema de seleção diferenciado. As inscrições podem ser feitas em fluxo contínuo até o dia 26 de junho de 2020. São 30 vagas para o doutorado e 30 para o mestrado.

Os interessados em ingressar no mestrado em Ciências do Movimento também têm até o dia 24 de janeiro para efetuarem sua inscrição no processo seletivo. No total são 23 vagas, sendo três para ações afirmativas. Engenheiros, arquitetos e profissionais graduados em áreas afins podem participar do processo seletivo do mestrado profissional em Eficiência Energética e Sustentabilidade. As inscrições devem ser feitas até o dia 31 de janeiro. São 16 vagas, sendo duas para ações afirmativas.

Também há vagas para o mestrado em Engenharia Elétrica. São 16 vagas, sendo duas para ações afirmativas. Ainda na Cidade Universitária, o mestrado em Psicologia também abriu processo seletivo para 19 vagas de ampla concorrência e três para ações afirmativas. Até dia 24 de janeiro estão abertas as inscrições para o mestrado em Comunicação. São 14 vagas, sendo três destinadas às ações afirmativas.

Estão abertas também inscrições para o mestrado em Antropologia Social. São oferecidas 13 vagas para ingresso em 2020, sendo três para ações afirmativas. O prazo para se inscrever termina no dia 20 de janeiro. Profissionais das áreas de Física, Química, Biologia, Pedagogia e áreas afins que queiram se capacitar para o exercício de atividades de pesquisa e ensino podem participar do processo seletivo de doutorado em Ensino de Ciências. O programa oferece 20 vagas sendo três para ações afirmativas.

Residência – Ainda na Cidade Universitária, há oportunidades de ingresso em três programas de residência. O Multiprofissional em Reabilitação Física oferece oito vagas. Podem participar graduados em enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, serviço social e terapia ocupacional. O programa é realizado em parceria com o Ministério da Saúde.

A residência Multiprofissional em Saúde está oferecendo 18 vagas para profissionais graduados em enfermagem, fisioterapia, nutrição, odontologia e farmácia. A área de concentração é em Atenção ao Paciente Crítico e o programa conta com o apoio do Ministério da Educação (MEC).Já a residência em Enfermagem Obstétrica oferece seis vagas e é realizada com o apoio do Ministério da Educação e das secretarias Municipal e Estadual de Saúde.

Campus – Em Aquidauana, o mestrado em Estudos Culturais está com inscrições abertas até o dia 31 de janeiro. São 15 vagas, sendo 12 para ampla concorrência e três para ações afirmativas. Também em Aquidauana estão abertas inscrições para o mestrado em Geografia. São dez vagas, sendo uma para ações afirmativas. O prazo para efetivar a inscrição termina no dia 3 de fevereiro.

No campus de Três Lagoas, o programa em Geografia oferece 14 vagas para ampla concorrência e duas para ações afirmativas no mestrado e no doutorado, sete vagas para ampla concorrência e uma vaga para ações afirmativas. Inscrições terminam no dia 27 de janeiro de 2020. Outro campus com seleção aberta é o de Chapadão do Sul. São seis vagas para ampla concorrência no mestrado em Agronomia, com inscrições até dia 29 de janeiro.

No campus de Corumbá, há 25 vagas para o mestrado em Estudos Fronteiriços, sendo três para ações afirmativas. No total, a UFMS oferece 1.2 mil vagas distribuídas para 67 cursos de pós-graduação nas mais diversas áreas do conhecimento. Além desses, outros programas devem iniciar seus processos seletivos em breve. Os editais e mais detalhes sobre cada um dos programas de pós-graduação podem ser acessados. (Com informações Campo Grande News).

 


Fonte: Campo Grande News