Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Significado e história do Presépio de Natal


O presépio é uma montagem com peças, que faz referência ao momento do nascimento de Jesus Cristo. Com o menino Jesus na manjedoura ao centro, o presépio apresenta o local  e os personagens bíblicos que estavam presentes neste importante momento cristão.

 

ORIGEM DO PRESÉPIO DE NATAL

De acordo com fontes históricas, o primeiro presépio foi montado por São Francisco de Assis no Natal de 1223. O frade católico, montou o presépio em argila na floresta de Greccio (comuna italiana da região do Lácio). Sua ideia era montar o presépio para explicar as pessoas mais simples o significado e como foi o nascimento de Jesus Cristo.

No século XVIII, a tradição de montar o presépio, dentro das casas das famílias, se popularizou pela Europa e, logo em seguida, por outras regiões do mundo.

 

TRADIÇÃO DA MONTAGEM DO PRESÉPIO

É tradição em várias regiões do mundo a montagem do presépio na época de Natal. Os presépios podem varias em tamanho e materiais usados. Existem presépios minúsculos e outros em tamanho real. As peças podem ser feitas de madeira, argila, metal ou outros materiais. O mais comum, atualmente, é a montagem dentro das casas das famílias cristãs. Porém, encontramos também presépios em lojas, empresas, praças, escolas e outros locais públicos.

 

PELAS DO PRESÉPIO

Menino Jesus (filho de Deus e o Salvador); Virgem Maria (mãe de Jesus Cristo); José (pai de Jesus Cristo); Manjedoura com palhas em um curral (local onde nasceu Jesus); Burro e Boi ou ovelhas (animais do curral, representam a simplicidade do local onde Jesus nasceu); Anjos (responsáveis por anunciar a chegada de Jesus); Estrela de Belém (orientou os reis Magos quando Jesus nasceu); Pastores (representam a simplicidade das pessoas do local em que Jesus nasceu) e Reis Magos (Melquior, Baltazar e Gaspar).

 

 


Fonte: Desconhecida