Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

UFGD assinará acordo de cooperação com universidades francesas


Entre os dias 7 e 17 de dezembro, o professor da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), Dr. Mábio Silvan José da Silva, esteve em missão na França pelo projeto BRAFAGRI/CAPES. A missão está vinculada ao projeto intitulado "Cooperação Brasil-França para Aprimoramento na Formação de Profissionais de Ciências Agrárias", aprovado pela CAPES em 2018, do qual são instituições parceiras, do lado brasileiro, a Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Jaboticabal, e a Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ).

Durante a missão, o professor Mábio visitou as universidades francesas: AgroParis Tech (Paris), Agrocampus Ouest (Rennes), Oniris (Nantes), VetAgro Sup (Clermont Ferrand) e Montpellier SupAgro (Montpellier). Na ocasião, o professor apresentou a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), enfatizando os cursos da Faculdade de Ciências Agrárias, e conheceu alguns professores, as instalações e um pouco do funcionamento das instituições francesas. A ocasião permitiu a assinatura do acordo de cooperação com a VetAgro Sup, bem como a negociação dos acordos de cooperação com as demais universidades francesas que serão finalizados no início de 2020.

A assinatura dos acordos de cooperação permitirá a mobilidade acadêmica entre alunos de graduação da UFGD e das Instituições francesas. A princípio, apenas os alunos dos cursos contemplados pelos projetos BRAFAGRI aprovados na UFGD (Agronomia, Engenharia Agrícola, Engenharia de Aquicultura, Zootecnia e Engenharia de Alimentos) poderão realizar a mobilidade. Os acordos preveem ainda a possibilidade de obtenção da dupla diplomação, o desenvolvimento conjunto de pesquisas entre professores da UFGD e das instituições francesas, bem como a realização de intercâmbio entre alunos do mestrado e doutorado (sem auxílio do programa BRAFAGRI/CAPES).

Quem estiver interessado em usufruir do acordo precisa ficar atento ao prazo de inscrições para mobilidade acadêmica internacional pelo BRAFAGRI, que será encerrado em 31 de janeiro. (Com informações Dourados Agora).


Fonte: Dourados Agora