Sexta-Feira, 29 de Marco de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Escolas da Reme aderem ao Programa Educação Conectada do MEC


Um programa do Governo Federal denominado de Programa de Inovação Educação Conectada do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que contempla escolas municipais chega a Naviraí e tem como objetivo principal apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade, por via terrestre e satélite, e fomentar o uso de tecnologia digital na Educação Básica dos municípios beneficiados com o programa.

Segundo a professora Elayne Paganotti, apoio pedagógica da Gemed e agora articuladora para a implantação desse programa no município, “o programa foi elaborado com quatro dimensões: visão, formação, recursos educacionais digitais e infraestrutura que se complementam e devem estar em equilíbrio, para que o uso da tecnologia digital tenha efeito positivo na educação”. Ela explicou ainda que, além disso, o programa visa capacitar profissionais, oferecer conteúdo digital às escolas, investir em equipamentos físicos para a conexão e apoiar técnica e financeiramente escolas e redes de ensino, com total apoio do Governo Federal através do Ministério da Educação.

“A importância desse programa é que ele vem ajustar, ampliar a qualidade de ensino dentro das escolas, porque quando o aluno tem acesso à tecnologia, ele se desenvolve mais, ele busca mais, se prepara melhor para os estudos, vestibulares, concursos entre outros. De um modo geral é para melhorar a qualidade do ensino e porque não de vida”.

Em Naviraí está sendo implantado o programa Educação Conectada em duas etapas, primeiramente foi realizado o aceite pela gerência de Educação na pessoa da professora Caroline Touro Beluque e posteriormente as escolas fizeram a adesão. O programa atende escolas do Ensino fundamental e Educação Infantil.  “Dentro dessa contemplação, a internet será direcionada para o uso do aluno. As escolas fizeram o aceite, dentro do PDDE Interativo e o PAF- plano de aplicação financeira, um orçamento mostrando como vai ser gasto essa verba, entre custeio e capital para aquisição de materiais e internet dentro da escola. As escolas fecharam com uma prestadora de serviço com relação à internet, que vai disponibilizar pacotes para as escolas. Essa tecnologia será de grande valia para professores e alunos que terão suas aulas mais prazerosas e dinâmicas. Sites indesejados serão bloqueados automaticamente com um programa de segurança. O aluno terá internet para uso exclusivo pedagógico para sua capacitação, buscar uma qualidade sempre melhor de ensino facilitando o aprendizado e dinamizando as aulas e a relação professor aluno. Buscando cada vez mais dentro da tecnologia outras oportunidades de aprendizagens”, ressaltou a professora Elayne. (Texto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura).


Fonte: Ascom Prefeitura de Naviraí