Sábado, 20 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

II Ciclo Estadual de Debates com conselheiros tutelares e do CMDCA


Naviraí e outros seis municípios do Cone Sul foram convidados para o II Ciclo Estadual de Debate sobre as Práticas dos Conselheiros Tutelares e Conselheiros Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente

 

Durante três dias, tendo começado nesta terça-feira (03) na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), a cidade de Naviraí está sediando o II Ciclo Estadual de Debate sobre as Práticas dos Conselheiros Tutelares e Conselheiros Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), cujo evento é realizado Pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) em parceria com a Prefeitura de Naviraí, através da Gerência de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Segundo Vânia de Souza Almeida, titular da Coordenadoria de Apoio aos Órgãos Colegiados – CAORC da Sedasth, “a capacitação surgiu em 2018 através do 1º ciclo realizado em Campo Grande. Essa capacitação foi uma proposta realizada através da solicitação da demanda, das perguntas surgidas na área de toda a metodologia aplicada. Então se sentiu a pratica comum da rede nivelando todas as falas e entendimentos, criando assim um contexto de rede social equilibrada. Claro que isso não se consegue num só dia, num só momento, porém, um de nossos objetivos é atualizarmos aqueles que já estão dentro d contexto social e melhorar aqueles que estão sendo renovados agora, como é o caso dos conselheiros tutelares renovando com capacitação, atualizações com tecnologia mas o objetivo maior é sempre orientar com o intuito de melhoria no atendimento da nossa clientela que é a criança e o adolescente”, esclareceu ela.

Para ela, é fundamental que esses técnicos tenham nivelamento para que o atendimento seja coerente, seja humano e que possa trazer no futuro em cada município uma melhoria na qualidade desse atendimento. “No dia a dia essa pratica é de suma importância e necessária porque não somos detentores de toda a verdade. Então muitas vezes a gente precisa se atualizar, a melhorar, tirar nossas dúvidas fazendo como se fosse uma rotina de atendimentos”, salientou Vânia Almeida.

 

MARIZÉLIA MAZZINI

A gerente de Assistência Social de Naviraí, Marizélia Mazzini Medeiros, ao comentar o II Ciclo de Debate sobre conselheiros disse que “é uma satisfação recebermos aqui a Sedasth para fazer essa capacitação em nossos conselheiros, tanto do Conselho Tutelar, como dos Direitos da Criança e do Adolescente. Para nós é importante estarmos recebendo servidores estaduais para nos orientar e repassar informações importantes para o nosso trabalho”, disse ela.

Para Marizélia Medeiros “esse momento é oportuno para trabalharmos a rede, exclusivamente para os conselheiros tutelares e os do CMDCA, rede de atendimento e de gestão Hoje é muito importante trabalhar a rede e estamos desenvolvendo todo esse trabalho coordenado pela Sedasth em parceria com o município. A gente sabe que tem personagens dessa rede que tá no contato direto com essas famílias e essas crianças: agentes comunitários de saúde, enfermeiros de postos de saúde, atendimento, coordenadores, coordenadores escolares. Quantos casos de violência de direito partem de uma queixa de uma criança dentro do espaço escolar”, ressaltou ela.

Segundo ela o II Ciclo de Debate também é importante porque “a abordagem é voltada à construção de diagnósticos sobre a realidade de violações ocorridas em nosso Estado, buscando o ressarcimento de direitos, bem como visa ainda a instrumentalização e orientação dos conselheiros no exercício da profissão, para que possam atuar mediante a prática, atribuições e competências que lhes conferem, aperfeiçoando e aprimorando sua atuação”, concluiu ela. (Texto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura).

 


Fonte: Ascom Prefeitura de Naviraí