Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Professores da Reme concluem capacitação de pedagogia sistêmica


A professora Carol Touro, gerente de Educação, participou do encerramento do curso de capacitação. (FOTO: Assessoria)

 

Os professores da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Naviraí, segundo a professora Carol Touro, participaram de um processo de readaptação nesse ano com a Pedagogia Sistêmica, cujo curso foi ministrado pelo professor Daniel Cantidiano Duarte da Silva, de Nova Andradina. “encerramos hoje um ciclo de formação que nós ofertamos aos servidores em processo de readaptação, porque é um processo que se inicia e depois a pessoa pode voltar para as suas funções. No começo do ano nós pensamos e conhecemos um pouco mais a pedagogia sistêmica, através do terapeuta Daniel”, explicou a titular da Educação em nosso município.

Carol explicou que “hoje a Rede tem mais de 70 servidores nesse processo e nós vislumbramos que o trabalho poderia ter sido ofertado, então é por isso que nós organizamos esses encontros para que, primeiramente, houvesse o encontro com o eu, comigo mesmo para que esses servidores pudessem redescobrir o seu lugar dentro da própria escola ou de outro espaço que ele esteja exercendo alguma função”, ressaltou a professora, afirmando que no próximo ano pensa em estender a mesma capacitação para coordenadores e diretores.

Vários encontros ocorreram de março até agora para concluirem o curso de capacitação de pedagogia sistêmica. (FOTO: Assessoria)
 

A gerente de Educação explicou que foi muito importante a aprovação do prefeito doutor Izauri Macedo quando ela levou ao seu conhecimento a sua proposta de trabalho nesse sentido com essa capacitação. “O prefeito sempre nos disse que o legado que nós temos que deixar é a formação dos servidores de carreira. O nosso legado é que esse servidor tenha também saúde mental, que é muito importante”, acrescentou Carol Touro.

Vale a pena ressaltar que os encontros dessa capacitação de pedagogia sistêmica começaram em março e só agora foi concluído. Após os agradecimentos Carol concluiu sua fala afirmando que “Guimarães Rosa fala da travessia, o quanto a travessia é importante. Então a gente não sabe ainda aonde nós vamos chegar, mas o importante é a travessia”.

 

PEDAGOGIA SISTÊMICA

Ao explicar o que é e a sua importância, o professor Daniel Cantidiano Duarte da Silva, afirmou que a “pedagogia sistêmica vem para auxiliar as pessoas num contexto familiar, aonde a família é a nossa fonte. Se nós estivermos bem com os nossos familiares, com a nossa família, isso até terá reflexos diretamente no trabalho, no ambiente de trabalho, ou seja, pessoas com dificuldades com o pai, mãe, certamente terão dificuldades posteriores no trabalho. Então quando isso está equilibrado em casa, os frutos na vida social, na vida em comunidade, ficam muito mais fácil e muito mais leve. Então, a pedagogia sistêmica trabalha com três sobrepostos: um é a hierarquia, pertencimento e o equilíbrio”, afirmou o professor Daniel.

Responsável por ministrar essa capacitação com pedagogia sistêmica, o professor Daniel disse que “as mudanças são significativas. Claro que isso não é mágico, isso é um processo terapêutico, isso é uma técnica, não envolve religião, ela trabalha situações que estão lá no inconsciente, situações que estão um pouquinho adormecidas mas, que trazem muitas vezes reflexos não positivos para o ambiente de trabalho. E esse trabalho foi com uma equipe que estava no período de readaptação e nós tivemos bons resultados ao longo desse período”, concluiu o professor Daniel. (Texto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura).

 


Fonte: Ascom Prefeitura de Naviraí