Sábado, 20 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Associação Comercial faz visita técnica à cooperativa de reciclagem


Presidida pelo empresário Mano, a ACEN convidou empresários para conhecerem de perto a cooperativa de reciclagem, a Recicla Naviraí que começa a funcionar nesta segunda-feira, dia 02 de dezembro
Na foto os empresários que visitaram a cooperativa Recicla Naviraí. (FOTO: Jota Oliveira)

 

A convite do presidente da ACEN (Associação Comercial e Empresarial de Naviraí), um grupo de empresários foi até a sede da cooperativa Recicla Naviraí, que é presidida pela Marcela Morinego, tendo Rhuane Prazer, como secretária e Izaque Teixeira, como tesoureiro e, ainda, Flávia Paiva, assistente técnica Ong Recicleiros. O objetivo da visita programada pelo Mano foi levar alguns empresários naviraienses para conhecerem de perto a cooperativa de reciclagem que começa a operar com a capacidade e uma meta de receber 250 toneladas de materiais recicláveis por mês.

Os empresários e o vereador líder do prefeito no Legislativo, doutor Antônio Carlos Klein, foram recebidos na cooperativa pela diretoria da mesma, acompanhados do gerente de Meio Ambiente do município, Astolfo Carlos Mendes. A visita aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 29 de novembro. A sede da cooperativa fica nas antigas instalações da Navimix. Após percorrerem as instalações da cooperativa e ouvirem atentamente como será o seu funcionamento e as formas que serão empregadas pelos cooperados para desenvolverem a reciclagem dos produtos recolhidos, os mesmo serão separados em esteiras para que haja uma destinação de acordo com o programado pelo projeto.

À esquerda empresário Mano, presidente da ACEN com o gerente de Meio Ambiente, Astolfo Mendes. (FOTO: JOta Oliveira)
 

 

ASTOLFO CARLOS

Ao explicar o projeto que culminou com a instalação dessa cooperativa, o gerente do Meio Ambiente do município, Astolfo Mendes, explicou que Naviraí foi uma das três cidades do Brasil selecionadas pela Ong Recicleiros para receber uma unidade da cooperativa de recebimento de materiais recicláveis. “Dentre 600 cidades inscritas ao abrirem o edital, nós fomos uma das três selecionadas”, disse ele.

O gerente de Meio Ambiente explicou que inicialmente são 39 pessoas que estarão trabalhando na Cooperativa Recicla Naviraí e a meta é chegar a 60 pessoas. São essas pessoas que irão operar e administrar a cooperativa.

- À prefeitura caberá apenas recolher os materiais recicláveis nas residências e trazer até a cooperativa. Essas 39 pessoas são na verdade sócias da cooperativa e esse número chegará a 60 pessoas beneficiadas. Elas foram selecionadas, muitas delas já recolhiam materiais recicláveis em nossa cidade e hoje tem a oportunidade de atuarem em uma cooperativa, que nasce organizada e pronta para receber até 250 toneladas de materiais recicláveis por mês e 3 mil toneladas ao ano. Nos primeiros nove meses cerca de 30% desse número deve ser alcançado e em um ano queremos chegar às 250 toneladas/mês – disse Astolfo.

Foi explicado ao grupo de empresários que a conscientização da população é fundamental. A coleta seletiva passará uma vez por semana, sempre no mesmo dia, para recolher os recicláveis. A população deverá separar os recicláveis do lixo comum.

Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Naviraí, José Cordeiro Leal Uemura (Mano), com a coleta seletiva de lixos recicláveis toda população sairá ganhando. A criação da Cooperativa Recicla Naviraí, segundo o presidente da ACEN, é um marco para o município.

– Em nome da classe empresarial de Naviraí, nós parabenizamos o prefeito Izauri, o gerente de Meio Ambiente Astolfo e todos que estão envolvidos neste projeto. São dezenas de famílias que irão tirar o sustento desta cooperativa. No que depender da ACEN, tudo faremos para divulgar e conscientizar a população sobre a importância de separar os materiais recicláveis para serem encaminhados para a cooperativa – disse Mano, presidente da ACEN.

A Cooperativa Recicla Naviraí está instalada na Avenida Jateí, nº 505, no barracão da antiga Navimix. Ela inicia suas atividades na próxima segunda-feira, dia 02 de dezembro. (Texto: Jota Oliveira – Naviraí Notícias, com informações Folha de Naviraí).

 


Fonte: Jota Oliveira - Naviraí Notícias