Quinta-Feira, 28 de Marco de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Prefeito Izauri e prefeitos do PR querem asfalto na MS 489 e PR 218


Prefeito doutor Izauri, prefeita Rose e prefeito Marcos Alex, participaram ativamente da reunião no Paraná. (FOTO: José Luiz Bressa)

 

Por iniciativa do vereador Evandro Lyra, da cidade paranaense de Querência do Norte, foi idealizado um trabalho em conjunto entre os prefeitos do Paraná e de Mato Grosso do Sul, no caso, doutor José Izauri de Macedo, de Naviraí. Para que sua ideia fosse adiante, o paranaense falou primeiro com o vereador naviraiense Fabiano Taquara, a quem coube marcar uma reunião entre o companheiro vereador do Paraná, a prefeita doutora Rose Aparecida Raggiotto de Oliveira com o prefeito doutor Izauri Macedo e o vereador Taquara, cuja reunião ocorreu no gabinete do prefeito dos naviraienses. Daí deu continuidade ao projeto, marcando uma reunião que aconteceu as 14 horas (horário PR) desta segunda-feira (18) naquele Estado.

Além desses prefeitos já citados, também participaram o prefeito de Icaraíma, Marcos Alex de Oliveira, vereadores de municípios vizinhos que também apoiam essa iniciativa.

 

DOUTOR IZAURI FALA DO PROJETO

Ao ser entrevistado o prefeito doutor José Izauri de Macedo disse que “é um momento de grande importância para as duas regiões: Noroeste do Paraná e Cone Sul de Mato Grosso do Sul. Estamos debatendo um resgate de uma história de desenvolvimento, mais particularmente, de Naviraí, com apoio da cooperativa Copasul, já que esse trecho é por onde chegaram aqui os primeiros moradores. Todas as cidades da região envolvidas neste projeto se desenvolveram graças a essa região. Com todo o aparato que temos hoje, não podemos deixar essa rodovia sem receber o asfalto. Ele é uma necessidade para o desenvolvimento dos dois lado do rio Paraná”, esclareceu doutor Izauri Macedo.

Para o prefeito Izauri “não há desenvolvimento sem a infraestrutura. O que buscamos aqui é fomentar o progresso. Estamos falando em mais progresso, em mais empresas, em mais empregos, estamos falando do agronegócio que vem crescendo a passos largos, do fomento no turismo. Nós estamos atrasados quanto a isso e devemos trabalhar com afinco para apressarmos toda essa ideia. Existe interesse dos dois estados em fazer esse asfaltamento porque construir estradas é o mesmo que falar em desenvolvimento”, concluiu o prefeito.

 

PREFEITA ROSE RAGGIOTTO

Para a prefeita Rosinei Aparecida Raggiotto de Oliveira, de Querência do Norte (PR), “nós estamos discutindo a ligação através da PR 218 ao Porto Felício, do lado paranaense e a ligação do Porto Caiuá a Naviraí do lado de Mato Grosso do Sul. Queremos um anel de ligação fechado com pavimentação facilitando os negócios, o escoamento da safra, turismo e segurança. É um leque de oportunidades que surge dos dois lados. Estamos num trabalho intenso do lado do Paraná junto ao governador do Estado. Para nós é muito importante podermos contar com o apoio do prefeito doutor Izauri do lado de MS. Isso nos dá força para continuar lutando e é assim de passinho em passinho que nós vamos buscar transformar esse sonho em realidade”, enfatizou a prefeita Rose.

 

PREFEITO MARCOS ALEX

Enquanto participava da reunião realizada em Querência do Norte, o prefeito de Icaraíma disse que “isso aqui é o pontapé inicial de um projeto iniciado em 1980. Aqui é uma das maiores produtoras de arroz e a Zaeli precisar transportar com facilidade a safra aqui colhida pelos produtores rurais. Já nos próximos dias vamos entregar ao governador do Paraná os documentos necessários para reivindicarmos em conjunto esse projeto. Com apoio do prefeito Izauri e da Copasul vamos conseguir esse intento, tenho certeza”, disse o prefeito de Icaraíma.

 

VEREADOR EVANDRO

Autor da iniciativa de se promover essas reuniões com o intuito de transformar um projeto em realidade, o vereador Evandro Lyra, de Querência do Norte, ao falar sobre a reunião destacou que “estamos trabalhando em prol de um pleito antigo dessas comunidades e quis o destino que depois de fazer um contato com o vereador Fabiano, pedindo a ele para marcar uma reunião com o prefeito Izauri, nós fomos até seu gabinete e nos reunimos pela primeira vez, quando decidimos em conjunto marcar essa reunião desta segunda-feira aqui no Paraná. Finalizamos esse projeto e queremos que o nosso sonho de hoje se torne uma realidade o mais rápido possível”, disse o vereador, acrescentando que precisam do apoio das comunidades envolvidas e da classe empresarial.

 

VEREADOR TAQUARA

Desde quando recebeu a primeira ligação do vereador paranaense, o vereador Taquara tem buscando obter sucesso nesse sentido. “Fomos a Querência do Norte acompanhando o prefeito doutor Izauri e outras lideranças para participar dessa reunião porque esse é um grande projeto que trará muitos benefícios para os dois lados. Esse projeto vai mudar o Noroeste do Paraná e o Cone Sul do Estado vizinho”, disse ele. (Texto: Jota Oliveira – Naviraí Notícias, com informações José Luiz Bressa).

 


Fonte: Jota Oliveira - Naviraí Notícias