Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

ENEM: Redação surpreende e candidatos avaliam prova como mediana


Os candidatos começaram a sair duas horas após o início da prova, às 14h30 de MS
Candidatos deixam local de prova no primeiro dia do Enem (FOTO: Marcos Maluf)

 

Após três horas de prova, a movimentação foi intensa na Uniderp e na Escola Estadual Joaquim Murtinho, em Campo Grande, grandes locais de prova no primeiro dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), neste domingo (3). Os candidatos que saíram no final da tarde se surpreenderam com o tema da redação: Democratização do acesso ao cinema no Brasil, e avaliaram o prova como mediana.

O autônomo, Victor Hugo Mendez, de 20 anos, deixou o local de prova, na Uniderp por volta de 16h. Ele conta que não esperava o tema da redação. "Não tinha nada a ver com os temas que estudei, em momento algum imaginei que seria relacionado ao cinema", afirma. Para ele, o tema da redação seria ligado uma questão ligada a política. Sobre a prova, ele avaliou como mediana. "Nem fácil, nem difícil. Foi uma prova padrão". A maior dificuldade relatada foi a extensão das perguntas.

Já a auxiliar administrativa, Leonarda Beatriz, de 29 anos, classificou o tema da redação como surpreendente. "Imaginava qualquer coisa, menos isso", disse. "Imaginei que seria algo relacionado ao meio ambiente ou preconceitos", completou. Apesar da surpresa, ela acredita que conseguiu ir bem na redação.

A estudante, Maisa Pereira de Oliveira, de 17 anos, deixou a Escola Estadual Joaquim Murtinho, onde fez o Enem pela segunda vez antes das 16h. Para ela, o tema também foi surpreendente, mas não agradou. "Achei um tema nada a ver. Imaginei que seria algum tema polêmico, como abuso de mulheres", afirma. Mesmo assim, a candidata avalia que conseguiu desenvolver um bom texto.

O tema da redação também não foi esperado pela estudante Izabely de Souza Vilhalba, de 17 anos. A candidata deixou a Escola Estadual Joaquim Murtinho por volta de 15h. "É um tema diferente", avaliou. "Um diferente negativo, avalia. Para fazer a redação, ela conta que gastou quase metade do tempo de prova, cerca de uma hora. (Com informações Campo Grande News).

 


Fonte: Campo Grande News