Quinta-Feira, 28 de Marco de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

TCE-MS recebe homenagem em sessão solene na Assembleia


O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul foi homenageado em solenidade realizada pela Assembleia Legislativa na noite desta terça-feira, 29 de outubro. Órgão de colaboração e auxílio ao Poder Legislativo, o TCE-MS é o braço técnico do Parlamento na fiscalização dos gastos e investimentos públicos.

O evento, que cumpre uma agenda em alusão às comemorações dos 40 anos do Parlamento Estadual, reuniu no Plenário Júlio Maia, servidores, convidados e os homenageados - conselheiros (aposentados, da ativa e substitutos), que fazem parte da história do TCE-MS, e que na ocasião, foram agraciados com o Diploma de Mérito Legislativo. No homenagem sentimento do presidente do Tribunal, Iran Coelho das Neves, a homenagem  dignifica a Corte de Contas: "Esse tributo contempla àqueles que fizeram e fazem a nossa Corte uma instituição em permanente construção. A solidez e dedicação de cada conselheiro construíram valiosos alicerces. Estamos empenhados em nos consolidar como uma instituição cada vez mais aberta e focada em contribuir com os gestores públicos."

No pronunciamento de abertura da solenidade, o presidente da Casa de Leis, deputado Paulo Corrêa, enfatizou a importância do reconhecimento ao trabalho realizado ao longo dos 39 anos de existência da Corte de Contas. "Ao conferir este Diploma, o parlamento estadual reconhece a contribuição extraordinária que os homenageados deram e dão para consolidar a nossa Corte de Contas como uma instituição de vanguarda, e plenamente qualificada para preservar a lisura e a eficácia na aplicação do dinheiro público. O Poder Legislativo reconhece, sobretudo, a grandeza institucional, a capacidade técnica e o patrimônio de competências humanas do nosso Tribunal de Contas."

Após a exibição do vídeo que contou um pouco da história do TCE-MS, o presidente Iran Coelho das Neves fez o uso da palavra e destacou o orgulho que sente em fazer parte do Tribunal de Contas, e de ainda, ser o primeiro servidor de carreira a presidir a Corte do MS. "Não esperava que eu pudesse um dia estar aqui recebendo essa homenagem. Construímos ao longo dos anos, uma parceria institucional muito positiva e sincera, e isso tem colaborado para que tanto o Tribunal quanto a Assembleia possam contribuir ainda mais com a sociedade."

Representando os homenageados, o conselheiro Jerson Domingos discursou em seguida a entrega das honrarias. Em suas palavras, lembrou da trajetória na Casa de Leis até chegar ao Tribunal de Contas. "Em nome dos conselheiros agradeço a homenagem e digo que o mais importante de tudo, é continuarmos estabelecendo essa relação de trabalho e respeito entre as duas instituições visando o bem da população."

Para o vice-presidente da Corte, conselheiro Flávio Kayatt, ter o reconhecimento do Parlamento Estadual é gratificante, principalmente por já ter feito parte da Casa no passado. "Já estive aqui como deputado por três oportunidades, e para mim foi um aprendizado e, hoje, estando no Tribunal de Contas me sinto emocionado com essa homenagem da Casa de Leis".

O conselheiro e corregedor-geral do TCE-MS, Ronaldo Chadid, ressaltou que o reconhecimento à instituição Tribunal de Contas e à todos os que fizeram parte da história da Corte, é muito gratificante, visto que o TCE e a Assembleia exercem o controle externo da administração pública, cada um em sua vertente, um na política e outra na técnica.  "As duas Instituições trabalham no sentido de fiscalizar a correta aplicação dos recursos públicos e evitar que danos ocorram para que serviços públicos sejam bem prestados, por isso agradecemos ao presidente Paulo Corrêa e a Assembleia pelo reconhecimento ao trabalho que nós realizamos."

O conselheiro Marcio Monteiro afirmou que é um orgulho para o TCE-MS ser homenageado pelo Parlamento Estadual. "A Assembleia representa a população do nosso Estado e receber essa honraria é muito gratificante".

Na solenidade foram outorgados com a honraria os conselheiros Flávio Kayatt (vice-presidente), Ronaldo Chadid (corregedor-geral), Osmar Jerônymo (ouvidor), Jerson Domingos, Márcio Monteiro e Waldir Neves, que na ocasião foi representado pelo diretor-geral do TCE, Eduardo dos Santos Dionizio.

Os conselheiros substitutos Célio Lima de Oliveira, Leandro Lobo Pimentel e Patrícia Sarmento também foram homenageados, assim como os conselheiros aposentados, Cícero Antônio de Souza, Franklin Rodrigues Masruha, João Leite Schimidt, José Ancelmo dos Santos, José Ricardo Pereira Cabral, Marisa Serrano, Osmar Ferreira Dutra, Paulo Roberto Saldanha Capiberibe e Ruben Figueiró de Oliveira.

Além do presidente da ALMS, Paulo Corrêa e do presidente do TCE-MS, Iran Coelho das Neves, a mesa da sessão solene também teve em sua composição, o desembargador Carlos Eduardo Contar, vice-presidente do TJ-MS; o deputado Herculano Borges, segundo secretário da ALEMS; a procuradora do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, representando o Governo do Estado e o procurador-geral adjunto de Justiça, de Gestão e de Planejamento Institucional, Hudson Fhiguer Kinashi. (Texto: Olga Mongenot – Ascom TCE-MS).

 


Fonte: Ascom TCE-MS