Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Exército e Prefeitura entregam para jovens de Itaquiraí o CDI


Integrantes do Exército fizeram a entrega dos CDI aos dispensados este ano em Itaquiraí. (FOTO: Roney Minella)

O EB - Exército Brasileiro em parceria com a Prefeitura de Itaquiraí e a JSM – Junta de Serviço Militar realizaram na manhã de hoje (17-10), a solenidade de entrega de CDIs – Certificado de Dispensa Inicial. Receberam os documentos jovens de Itaquiraí que se alistaram este ano e não foram incorporados ao serviço militar.

A solenidade, em frente ao Paço Municipal, foi comandada pelo 1º Tenente Valdir de Santana Santos – Delegado do Serviço Militar do PRM 09-003 (Dourados – MS), com as participações do 1º Sargento Rogério Lima, Soldado João Paulo Lenz Rosa e do secretário da JSM de Itaquiraí Valdemar Martins Möller.

Prestigiaram o evento o vice-prefeito Geovane Severo – Mano, o secretário de Administração Dr. Mauro José Gutierre, servidores municipais e familiares dos jovens dispensados.

Após apresentação do Hino Nacional, e discurso do vice-prefeito que destacou o momento como um dos mais importantes para os jovens como cidadãos brasileiros, foi a vez do Tenente Valdir deixar sua mensagem. Antes, convocou os jovens para prestarem o compromisso à Bandeira Nacional.

O compromisso assumido foi: "Dispensados da Prestação do Serviço Militar Inicial, por força de disposições legais e consciente dos deveres que a Constituição impõe a todos os brasileiros para com a Defesa Nacional, prometo estar sempre pronto a cumprir com minhas obrigações militares, inclusive atender a convocações de emergência e, na esfera de minhas atribuições a dedicar-me inteiramente aos interesses da Pátria, cuja honra, integridade e instituições defenderei com o sacrifício da própria vida".

Após o juramento, as autoridades do Exército e do Município fizeram entregas dos documentos de dispensa de incorporação para um grupo de doze jovens. Os demais foram convidados a retirarem seus certificados diretamente na secretaria da Junta de Serviço Militar. "Me sinto honrado, feliz e realizado em poder participar diretamente de mais este evento de entrega do documento militar para dezenas de jovens. Estamos contribuindo diretamente com nossa Pátria e agradeço esta oportunidade, inicialmente, a Administração Municipal do prefeito Ricardo Fávaro e, ao mesmo tempo, o Exército Brasileiro, através da Delegacia do Serviço Militar pela confiança e apoio total ao nosso trabalho", afirmou Valdemar Möller ao final da solenidade. (Texto: Roney Minella – Decom Prefeitura de Itaquiraí).


Fonte: Roney Minella - Decom Prefeitura de Itaquiraí