Quinta-Feira, 28 de Marco de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Matheus Castro Bornelli é reeleito no IFMS de Naviraí


Ele obteve 60,31% dos votos dos servidores e estudantes do IFMS em Naviraí
Matheus Castro Bornelli foi reeleito em Naviraí com 60.31% dos votos de servidores e estudantes do IFMS. (FOTO: Divulgação)

 

A previsão é que o resultado final das eleições seja publicado no próximo dia 18, e que o Conselho Superior (Cosup) homologue o processo eleitoral em reunião a ser realizada no dia 24 de outubro.

De acordo com o resultado preliminar, divulgado pela Comissão Eleitoral Central na quinta-feira, 9, pela deliberação nº 049, participaram da votação 44,20% dos 9.374 mil eleitores aptos a votar. O percentual de abstenção foi de 55,80%. O pleito registrou, ainda, 3,53% de votos brancos e nulos.

A publicação do resultado final, bem como de eventuais recursos apresentados, está prevista para 18 de outubro.

A homologação dos eleitos será feita pelo Conselho Superior (Cosup) do IFMS em reunião prevista para 24 de outubro. Em seguida, o nome da nova reitora será encaminhado para a Presidência da República, responsável pela nomeação.

Todas as informações estão disponíveis na página das Eleições 2019.

 

DIRETORES-GERAIS

Além da votação para o cargo de reitor, nas Eleições 2019 servidores e estudantes puderam indicar também os nomes para ocuparem os cargos de diretores-gerais dos dez campi da instituição.

Em Aquidauana, a atual diretora-geral Hilda Romero recebeu 47,22% dos votos. O outro concorrente, professor Leandro de Jesus, retirou a candidatura cinco dias antes da votação, conforme a deliberação nº 44.

 

Em Campo Grande, o atual diretor de Pesquisa, Extensão e Relações Institucionais, Dejahyr Lopes Junior, foi eleito com 44,95% dos votos. O outro candidato, professor Robson Gonçalves Félix, obteve 16,47%.

Em Corumbá, o professor Wanderson Batista, atual diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do campus foi candidato único e se elegeu com 48,69% dos votos de estudantes e servidores.

No Campus Coxim, Angela Kwiatkowski, docente da área de Alimentos, foi eleita com 49,19% dos votos. O outro candidato, professor Fernando Silveira Alves, obteve 23,16% dos votos da comunidade.

Em Dourados e Naviraí, os atuais diretores-gerais pro tempore, professores Carlos Vinícius da Silva Figueiredo e Matheus Bornelli de Castro, respectivamente, foram eleitos com 63,53% e 60,31% dos votos de servidores e estudantes.

Em Jardim, a docente Sirley da Silva Rojas Oliveira, foi eleita com 42,34% dos votos, contra 25,60% do atual diretor-geral, professor Nilson Oliveira da Silva.

Em Nova Andradina, o atual diretor-geral Cláudio Zárate Sanavria foi reeleito para o cargo com 45,25% dos votos. O outro candidato, professor Júlio César Marques Magalhães obteve 26,01% dos votos.

Em Ponta Porã, o professor Izidro dos Santos de Lima Junior elegeu-se com 38,63% dos votos, contra 22,16% do atual diretor-geral, Marcos Pinheiro Vilhanueva.

Em Três Lagoas, o atual coordenador de Administração do campus, Walterisio Goncalves Carneiro Junior, foi eleito com 36,95% dos votos, tornando-se o primeiro técnico-administrativo a ocupar um cargo de diretor-geral na história do IFMS. Os outros dois candidatos, o atual diretor-geral Apio Carnielo e Silva e o docente Maycon Rotta obtiveram, respectivamente, 22,55% e 14,35% dos votos de estudantes e servidores.

 

ELEIÇÕES

Este foi o segundo processo de consulta para o cargo de reitor do IFMS. O primeiro ocorreu em 2015.

Para os cargos de diretor-geral já foram realizados dois processos de consulta. O primeiro, também em 2015, definiu o diretor-geral do Campus Nova Andradina. Em 2016, uma nova consulta foi realizada, desta vez para eleger os diretores-gerais dos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Ponta Porã e Três Lagoas.

Esta foi a primeira consulta para escolha dos diretores-gerais de Dourados, Jardim e Naviraí.

O processo foi conduzido pela Comissão Eleitoral Central, com apoio de Comissões Locais em cada unidade. A lista completa dos membros e os contatos estão disponíveis na página Eleições 2019. (Com informações Sul News).

 


Fonte: Sul News