Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Parque Natural de Naviraí recebe Expedição Botânica da UFMS


Estudantes e professores percorreram diversos locais em busca de conhecimento maior e de aprofundamento em seus estudos. (FOTO: Assessoria)

Do dia 29 de setembro ao dia 05 de outubro alunos e professores da Disciplina “Botânica de Campo” do Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal (UFMS) estiveram no Parque Natural Municipal de Naviraí com objetivo de realizar um treinamento sobre identificação de plantas e liquens, além de fornecer ferramentas para o reconhecimento das formações vegetacionais para os alunos do curso de mestrado. As atividades consistiram em coleta, herborização e identificação de plantas e liquens de diversos grupos. O grupo esteve na semana anterior realizando essas atividades no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema que também abrange o município de Naviraí.

O curso contou com a presença dos professores Alexandre Salino (samambaias), Ângela Sartori (árvores e arbustos), Danilo Rafael Mesquita Neves (ecologia), Geraldo Alves Damasceno (árvores e arbustos), Marcos Junji Kitaura (liquens) e Vali Pott (aquáticas). Os alunos, divididos em grupos, a cada dia tinham a oportunidade de ser orientado por um professor diferente e após cada retorno do campo as informações eram reunidas e apresentadas aos demais alunos na forma de palestra ou seminário.

O Coordenador dos trabalhos da disciplina na etapa de Naviraí, Professor Geraldo Alves Damasceno cita que o curso trouxe boa experiência pois tiveram a oportunidade de ter contato com ambientes do Mato Grosso do Sul que ainda não conheciam. Relata que no Parque Natural Municipal de Naviraí e na Fazenda Três Irmãos, desfrutaram do contato com variações de vegetação, onde tiveram oportunidade de conhecer diferentes plantas e coletar várias espécimes, algumas ainda não conhecidas no estado, tanto de liquens, samambaias como arvores e outras ainda não registradas como plantas trepadeiras. Finalizando reforça que o saldo do curso foi muito positivo aproveitando para agradecer o apoio da Prefeitura Municipal de Naviraí a qual deu suporte, orientação nas coletas e trabalhos de campo.

“Esse curso de Botânica de campo, proporcionou pra nós estudantes, um treinamento completo em estudos de vegetação, tanto pra quem vai aprofundar o conhecimento na biodiversidade vegetal como para o profissional que vai trabalhar com estudos ambientais ou levantamentos de vegetação pois agora a gente tem uma formação mais consistente  de como um estudo completo e bem embasado deve ser realizado” relata Renan Yamashita Ferreira, aluno de Mestrado Profissional em Perícias Ambientais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Astolfo Carlos Mendes, Gerente de Meio Ambiente destaca que a realização dessa disciplina no Parque de Naviraí é de suma importância pois foi uma oportunidade de ter em nossa Unidade de Conservação uma equipe de professores especialistas em flora, os quais realizaram juntamente com os alunos um importante trabalho que vai auxiliar na gestão da referida área. Aproveita para agradecer a Fazenda Três Irmãos, na pessoas do Sr. Júlio Jacintho, o qual deu todo apoio de logística e alimentação às equipes, bem como aos professores, alunos e técnicos envolvidos, em especial ao professor Adriano Spielmann o qual esteve à frente da organização. (Texto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura).


Fonte: Ascom Prefeitura de Naviraí