Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Proprietários rurais têm até hoje para entregar declaração de ITR


Documento começou a ser recebido pela Receita Federal dia 12 de agosto

Proprietários de imóveis rurais têm até amanhã (30) para entregarem  a Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR). O prazo acaba às 23h59min desta segunda-feira.

O prazo é válido para todo o país, o documento é recebido pela Receita Federal desde 12 de agosto.  O Fisco espera receber 5,7 milhões de declarações em 2019, contra 5.661.803 entregues no ano passado.

Para os produtores rurais que entregarem a DITR depois do prazo, a multa será de 1% ao mês sobre o imposto devido ou R$ 50, prevalecendo o maior valor. Se o contribuinte constatar erros ou inconsistências depois de apresentar a declaração, poderá enviar declaração retificadora, sem a interrupção do pagamento do imposto apurado na declaração original.

São obrigadas a apresentar a declaração pessoas físicas ou jurídicas, exceto nos casos de imunidade ou isenção, que seja proprietária, titular do domínio útil ou detentora de qualquer título do imóvel rural. Também deve enviar a DITR o contribuinte que perdeu a posse da propriedade entre 1º de janeiro de 2019 e a efetiva apresentação da declaração.

A DITR deve ser preenchida no computador, por meio do Programa Gerador da Declaração do ITR, disponível na página da Receita Federal na internet. O documento pode ser transmitido pela internet. Caso o proprietário não tenha acesso à rede mundial de computadores, poderá entregar a declaração em mídia removível na unidade mais próxima da Receita Federal. (Com informações jornal Correio do Estado).

 


Fonte: Jornal Correio do Estado