Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

CAPS reúne imprensa local e fala da importância do Setembro Amarelo


Na foto, integrantes da imprensa local com a psiquiatra e as duas psicólogas do CAPS I de Naviraí. (FOTO: Assessoria)

 

Duas psicólogas do CAPS de Naviraí e uma psiquiatra, ministraram palestras para os integrantes da imprensa naviraiense na manhã desta quinta-feira (26), falando a respeito da campanha Setembro Amarelo de Prevenção ao Suicídio. O CAPS I de Naviraí funciona na Rua Arlete Maria da Silva Lima, 372, na área central da cidade, onde também atende pelo telefone 3924-4131. As psicólogas Luciana e Juliana, além da doutora Bruna Torres Jorge que é psiquiatra do CAPS explicaram aos jornalistas a importância de se escrever bem e com seriedade uma matéria sobre o assunto.

Segundo elas, alguns sinais podem ser observados e ajudar na prevenção do suicídio. Fique atento às dicas de profissionais que trabalham no CAPS e caso o indivíduo apresente algum desses aspectos procure atendimento especializado. Em Naviraí no endereço já divulgado acima.

SINAIS QUE POSSAM INDICAR RISCO DE SUICÍDIOS

O CAPS de Naviraí através das psicólogas e da psiquiatra, mostram alguns sinais que possam indicar risco de suicídios:

- Transtornos mentais e/ou presença de outras doenças mentais. Você sabia que praticamente todas as pessoas que cometeram suicídio apresentavam pelo menos um transtorno psiquiátrico? Doenças (como Alzheimer, HIV) também são fatores de risco para suicídio.

- Histórico pessoal: Tentativa prévia é o principal fator de risco para suicídio. Indivíduos que já tentaram o suicídio têm de cinco a seis vezes mais chances de tentar novamente.

- Ideação suicida: Comentários ou planejamento que demonstrem desespero, desesperança e desamparo podem ser manifestação de uma ideação suicida.

- Eventos estressores significativos: Histórico de traumas pode estar associado a pensamento suicidas.

- Organizar detalhes e fazer despedidas: É de extrema importância observar se existem algum comportamento que sugira uma preparação para o suicídio: mensagens de despedida pode ser um exemplo, além disso verificar se há “comportamento de despedida” como ligações incomuns a parentes ou amigos dizendo adeus, como se não fosse vê-los outra vez.

- Meios acessíveis para suicidar-se: Acesso à armas de fogo, locais elevados e medicação em grande quantidade aumenta a chance de que uma eventual tentativa de suicídio seja efetivada.

- Impulsividade: O suicídio, por mais planejado que tenha sido, muitas vezes parte de um ato motivado por eventos negativos. O impulso para cometer o suicídio é geralmente transitório, com duração de alguns minutos ou horas e pode estar presente particularmente em jovens e adolescentes. A impulsividade pode ser acentuada na presença de abuso de substâncias.

 

MANUAL PARA A IMPRENSA

Antes de começar a reunião, foi entregue a cada um dos integrantes da imprensa local um Manuel da Organização Mundial da Saúde, com o título: “Prevenção do Suicídio: Um manual para profissionais da mídia”.

Nele é explicado à imprensa sobre o “Impacto da cobertura de suicídios pela mídia”; “Fontes de informação confiáveis”; “Precauções no uso de dados sobre suicídio”; “Como noticiar o suicídio em geral”; “Como  noticiar casos específicos de suicídio”; “Informações sobre ajuda disponível” e ainda “O que fazer” e “O que não fazer”. (Texto: Jota Oliveira).

 


Fonte: Jota Oliveira - Naviraí Notícias