Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Mestrado em história da Uems abre inscrições na próxima semana


Uems da Capital terá pela primeira vez uma turma especial do programa.
Unidade da Uems em Amambaí oferece o curso deste de 2015. (FOTO: Amambai Notícias)

A Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) divulgou nesta sexta-feira (09) o prazo para inscrições para o mestrado em história. Os interessados poderão se inscrever entre os dias 15 de agosto e 29 de setembro.

O curso é ofertado em Amambai, e para 2020 terá pela primeira vez uma turma especial na unidade de Campo Grande. Serão ofertadas 26 vagas no geral, sendo 12 para UEMS/Amambai incluindo 4 destinadas para as cotas e 14 para UEMS/Campo Grande, sendo 5 para cotas.

“Nós vamos trabalhar com duas equipes de professores, uma em Amambai e outra em Campo Grande. Essa turma especial da UEMS/Campo Grande vem para preencher uma lacuna quanto a oferta de Mestrado Profissional para professores da Educação Básica. Uma vez por mês, alguns professores de Amambai irão se deslocar para dar aulas em Campo Grande”, explica a professora e coordenadora do programa, doutora Marinete Zacharias Rodrigues.

O ProfHistória (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História) é um curso presencial de pós-graduação stricto sensu, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação, que conta com a participação de várias Instituições de Ensino Superior (IES), coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A UEMS participa do programa desde 2015, e a primeira turma começou os estudos em agosto de 2016. As Instituições de Ensino Superior que integram a Rede Nacional do ProfHistória são denominadas Instituições Associadas e são responsáveis pela execução do curso. O ProfHistória 2020 oferecerá 711 vagas distribuídas entre 25 Instituições de Ensino Superior.

Poderão participar do Exame Nacional de Acesso candidatos que tenham o diploma de curso superior de licenciatura, devidamente registrado no Ministério da Educação e atuem como professor de História em qualquer ano da Educação Básica.

As inscrições devem ser feitas pela internet no endereço eletrônico www.profhistoria.uerj.br. A inscrição é paga, no valor de R$ 120,00.

O Exame Nacional de Acesso ao ProfHistória é composto de Prova Objetiva, contendo 20 questões de múltipla escolha, e Prova Discursiva, contendo uma questão, ambas de caráter eliminatório e classificatório.

O candidato deverá ser capaz de responder a problemas propostos, refletindo sobre os temas fundamentais da disciplina História e de seu ensino, conforme Programa em anexo. A prova terá duração de quatro horas. A Prova Objetiva e a Prova Discursiva valerão dez pontos. (Com informações Campo Grande News).

 


Fonte: Campo Grande News