Quinta-Feira, 28 de Marco de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Copasul é exemplo para motivar agricultores ao cooperativismo no PI


Alunas de Naviraí viajaram no contexto do Projeto Rondon para levar conhecimento à comunidade da cidade de Francisco Ayres, no interior do Piauí
Na foto, o presidente da cooperativa Copasul, Gervásio Kamitani, com as duas alunas do Projeto Rondon. (FOTO: Assessoria)

 

O presidente da Cooperativa Agrícola Sul-Mato-Grossense - Copasul, Gervásio Kamitani, recebeu na tarde de segunda-feira (5) as acadêmicas do 4º ano de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em Naviraí, Ana Claudia Silva de Souza e Kate Mariane Adesunloye, que trouxeram um panorama sobre a participação delas no Projeto Rondon, por meio do qual visitaram a cidade de Francisco Ayres, no Piauí.

Entre outras palestras que ministraram, elas levaram em vídeo a mensagem de Gervásio Kamitani no contexto do cooperativismo e, após apresentarem aos agricultores locais, puderam acompanhar a ótima receptividade dos produtores ao ideal cooperativista. Gervásio contou sobre a história da Copasul e como os agricultores daquela localidade podem se mobilizar para cooperar.

“Olhos brilharam ao ouvir sobre o que eles tanto almejam, que é criar uma cooperativa. Eles não acreditavam muito que podem, e com as palavras do seo Gervásio tiveram uma injeção de ânimo para romper as dificuldades que são normais para esta caminhada”, disse Ana Claudia.

Recebidas pelo presidente da Copasul Gervásio Kamitani, as estudantes naviraienses falaram de sua experiência no Projeto Rondon. (FOTO: Assessoria)
 

Ao falar sobre a participação, o presidente da Copasul reforçou a mensagem que enviou. “A Copasul também nasceu pequena. Um trabalho que foi sofrido também. Então passamos esta mensagem para aquela comunidade em uma região que sabemos que o cooperativismo ainda é pouco difundido para que as pessoas se inspirassem para despertar o lado do cooperativismo”, disse, ressaltando também que receber o feedback positivo é muito comovente.

“Receber a mensagem de que eles esperavam um norte, uma motivação, também emociona a gente. E eu fico feliz e parabenizo elas por levarem esta mensagem. Com certeza, se lá na frente soubermos algo sobre o cooperativismo de Francisco Ayres, teremos certeza que a semente foi plantada por elas, e por esta mensagem”, disse Gervásio.

“As cooperativas fomentam a união. E levamos esta mensagem, de que se elas quiserem podem se tornar mais fortes. E a ligação disto com o nosso curso foi fundamental para encaminhar a mensagem. Como o planejamento era de levar algo relacionado com o cooperativismo, logo pensamos na Copasul, pela importância que a cooperativa tem no Estado e pelo que pode relatar em 40 anos de história. O presidente, seo Gervásio, foi muito solicito conosco e o resultado foi ver os olhos das pessoas brilharem, por que elas precisavam de uma mensagem como a que ele passou, de que tudo inicia pequeno, para depois crescer, como a Copasul cresceu”, disse Ana Claudia.

O Projeto Rondon leva universitários a conhecer a realidade de municípios que necessitam de alguma assistência. Em Naviraí, professores da UEMS inscreveram projeto que foi aprovado e para a escolha dos alunos ocorreu uma fase com questionário, avaliação de histórico e entrevista. Ana e Kate viajaram de Naviraí para Campo Grande e, depois, para Teresina, Capital do Piauí, de onde partiram para a cidade de Francisco Ayres, município com pouco mais de 4,4 mil habitantes. Se fosse de carro, a viagem seria de 35h, para os mais de 2,7 mil km de caminho.

Durante os dias que estiveram no Piauí, as alunas ministraram oficinas de empreendedorismo, higienização e conservação de alimentos, assim como transformação e reaproveitamento de alimentos, além de associativismo e cooperativismo.

“Foi uma experiência incrível, dias cheios de emoção e aprendizado. Fomos para levar algum conhecimento, mas voltamos com a bagagem cheia de novas experiências. O retorno que tivemos, com a receptividade das pessoas e o impacto do conteúdo que levamos, valeu cada dia destes 3 meses de preparação”, disse Kate.

“Gostaria de agradecer a todos envolvidos nesta viagem. Não só a Copasul pelo fornecimento desta mensagem, mas também todos aqueles que nos apoiaram de alguma forma. Recebemos muita estrutura”, finalizou Ana. (Texto: Luiz Radai – Ascom Copasul).

 


Fonte: Luiz Radai - Ascom Copasul