Sexta-Feira, 29 de Marco de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

UFGD publica Edital do Vestibular 2020


A UFGD, por meio do Centro de Seleção, publicou sexta-feira (02/08) o edital do Processo Seletivo Vestibular UFGD 2020 (PSV-2020/UFGD) para a oferta de vagas nos cursos de graduação, nas modalidades presencial e a distância da Universidade. As inscrições vão de 12 de agosto a 14 de outubro e serão feitas somente pela internet, pelo link: https://cs.ufgd.edu.br/vestibular/2020. A taxa de inscrição será de R$ 100. O candidato que comprovadamente não tiver recursos para pagar a inscrição pode pedir a isenção da taxa até dia 13 de setembro.

As provas do Vestibular 2020 vão acontecer no dia 24 de novembro. Pela manhã, haverá a prova de Redação, das 8h as 10h30. À tarde acontecerão as Provas Objetivas, das 14h às 18h. O resultado final será divulgado no dia 16 de janeiro de 2020.

A UFGD disponibiliza 982 vagas para o Vestibular 2020, nas modalidades presencial e à distância, distribuídas de acordo com a Lei n.º 12.711/2012. A UFGD reserva metade das vagas para alunos de escolas públicas com renda superior e inferior a um salário mínimo e meio, incluindo também indígenas, pretos, pardos e pessoa com deficiência.

As vagas estão distribuídas para os seguintes cursos: Administração / Agronomia / Artes Cênicas / Biotecnologia / Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) / Ciências Contábeis / Ciências Econômicas / Ciências Sociais / Direito / Educação Física / Engenharia Agrícola / Engenharia Civil / Engenharia da Computação / Engenharia de Alimentos / Engenharia de Aquicultura / Engenharia de Energia / Engenharia de Produção / Engenharia Mecânica / Física / Geografia / Gestão Ambiental / História / Letras / Letras-Libras (a Distância) / Matemática / Matemática (2º semestre) / Medicina / Medicina (2º semestre) / Nutrição / Pedagogia / Psicologia / Química (Bacharelado) / Química (Licenciatura vespertino) / Química (Licenciatura noturno) / Relações Internacionais / Sistemas de Informação e Zootecnia.

 

INSCRIÇÃO

A inscrição deve ser feita exclusivamente via Internet, no endereço eletrônico https://cs.ufgd.edu.br/vestibular/2020. Quem não tiver computador ou acesso à internet, poderá usar computadores da UFGD que serão disponibilizados pela Coordenadoria do Centro de Seleção. A inscrição pode ser feita pelo próprio candidato ou por outra pessoa, que assumirá a responsabilidade da mesma, não havendo a necessidade de apresentar procuração.

Para a inscrição, o candidato deverá estar inscrito no Cadastro de Pessoa Física (CPF). Isso porque a taxa de inscrição é paga via Guia de Recolhimento da União (GRU), garantindo assim que o CPF do candidato fique registrado no comprovante de pagamento. Essa guia de recolhimento deverá ser paga somente nas agências do Banco do Brasil.

O candidato, ao fazer a sua inscrição, deverá: a) acessar o endereço eletrônico https://cs.ufgd.edu.br/vestibular/2020; b) ler cuidadosamente o Edital e aceitar as condições descritas neste; c) preencher os dados cadastrais solicitados; d) preencher a ficha de inscrição eletrônica, atentando-se às opções de concorrência e necessidade de posterior comprovação, inclusive fazendo a opção pela língua estrangeira de preferência (espanhol ou inglês); e) responder o questionário socioeconômico; f) imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) específica para o pagamento da taxa de inscrição e efetuar o pagamento conforme orientações constantes nesta, OU solicitar isenção da taxa nos termos da Lei, dentro dos prazos estabelecidos; g) recolher a taxa de inscrição, caso não seja contemplado com a isenção, atentando-se aos prazos e procedimentos.

Para a efetivação da inscrição NÃO será necessário o envio de documentação, exceto nos casos de solicitação de isenção e de atendimento diferenciado.

 

RESERVA DE VAGAS

Antes de optar pela modalidade de participação pela Reserva de Vagas, o candidato deve certificar-se que atende a todos os requisitos e que deverá, caso aprovado e convocado a matricular-se, comprovar sua condição como cotista. A não comprovação da condição declarada pelo candidato acarretará a perda do direito de concorrer às vagas da reserva (em todas as categorias, ainda que o candidato preencha os requisitos de outra para a qual poderia ter se inscrito), porém permanecerá na lista de concorrência das vagas de ampla concorrência.

Os candidatos convocados para ocupar as vagas para negros (pretos/pardos) pelo sistema de reserva de vagas, terão sua autodeclaração confirmada pela Comissão Geral de Heteroidentificação da UFGD, e deverão apresentar os documentos previstos no Edital de Divulgação PROGRAD n.º 52/2019, disponível em https://cs.ufgd.edu.br/vestibular/2020.

Os candidatos convocados para ocupar as vagas para indígenas pelo sistema de reserva terão sua autodeclaração verificada por comissão que procederá a análise dos documentos (Rani, ou declaração da liderança indígena ou FUNAI, atestando o seu pertencimento ao povo e/ou comunidade indígena), bem como atentar-se para os demais procedimentos e documentos previstos no Edital.

Já os candidatos convocados para ocupar as vagas de PCD - Pessoa com Deficiência pelo sistema de reserva terão sua documentação verificada por Comissão de Verificação de Documentos da Condição de Pessoa com Deficiência, que procederá a análise dos documentos comprobatórios de sua condição, bem como dos demais documentos previstos no Edital.

Não poderá participar do sistema de ingresso por reserva de vagas o candidato que tenha cursado, ainda que parcialmente ou com bolsa integral, o Ensino Médio em instituições privadas de ensino. São consideradas escolas públicas de Ensino Médio aquelas mantidas pelos governos federal, estadual ou municipal que ofereçam exclusivamente o ensino gratuito.

Não serão consideradas, para efeito de reserva de vagas, escolas comunitárias, filantrópicas ou confessionais, as quais, nos termos do art. 20, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394/1996), são consideradas instituições privadas de ensino.

 

QUEM PODE SE INSCREVER NO VESTIBULAR

Poderão se inscrever todo candidato que estiver cursando o último ano do Ensino Médio ou equivalente para qualquer um dos cursos relacionados no Edital, porém, caso consiga obter classificação, será obrigatória, no ato da matrícula, a entrega dos documentos listados.

Também poderão se inscrever os candidatos que tiverem concluído seus estudos de Ensino Médio, ou equivalente, em estabelecimento de ensino estrangeiro. Este deverá ter a sua equivalência de estudos declarada pelo Conselho Estadual de Educação, com data anterior a da matrícula para a qual for convocado.

Além disso, os candidatos que estiverem cursando o 1º ou o 2º ano do Ensino Médio ou equivalente, somente poderão se inscrever na condição de treineiro, participando das provas do processo seletivo apenas para avaliar seus conhecimentos.

 

ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

Para solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição, o candidato inscrito deverá solicitar a isenção na Área Restrita e enviar os documentos do formulário de isenção pela página https://selecao.ufgd.edu.br/psv,clicando no link Vestibular UFGD 2020, nos prazos estabelecidos no cronograma, de 12 de agosto a 13 de setembro de 2019.

Terá direito a isenção o candidato que atender aos requisitos exigidos pela Lei nº 12.799/2013 OU aos requisitos exigidos pelo Decreto Federal nº 6.593/2008.

São requisitos exigidos pela Lei n.º 12.799/2013: a) possuir renda familiar per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio; e, b) ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.

É requisito exigido pelo Decreto Federal n.º 6.593/2008: a) estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), nos termos do Decreto Federal n.º 6.135/2007.

 

ATENDIMENTO DIFERENCIADO

Ao candidato com deficiência – auditiva, física, mental ou visual – é assegurado o direito a condições especiais para fazer as provas. Tais condições não incluem atendimentos domiciliar e hospitalar ou transporte, nem se confundem ou se sobrepõem a opção de concorrência às vagas destinadas para PCD. O atendimento diferenciado consistirá na disponibilização de: fiscal ledor/transcritor; prova ampliada; mesa acessível; salas térreas; tempo adicional de uma hora para a realização da prova; espaço para amamentação, intérprete de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

O candidato que necessitar de atendimento diferenciado deverá, no período de inscrições: Preencher o Requerimento de Atendimento Diferenciado, no ato da inscrição, especificando as condições necessárias para realizar a prova, bem como os equipamentos específicos considerando a natureza da deficiência. Enviar digitalmente (acessando o endereço eletrônico: https://selecao.ufgd.edu.br/psv, clicando no link Vestibular UFGD 2020 e digitando nos campos “NOME DE USUÁRIO” e “SENHA”, o login e senha utilizados para realizar a inscrição na Área Restrita) o Requerimento de Atendimento Diferenciado preenchido e o laudo médico comprovando a deficiência, emitido nos últimos 12 meses, por especialista na área da sua deficiência, obedecendo às seguintes exigências: a) constar o nome do candidato e o número do documento de identificação; b) constar o nome e a assinatura do médico responsável pelo laudo, bem como o número do registro no Conselho Regional de Medicina (CRM); c) descrever a espécie e o grau ou nível de deficiência, bem como a sua causa provável, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID); d) constar, quando for o caso, a necessidade de uso de próteses ou adaptações.

A candidata lactante, que tiver necessidade de amamentar durante a realização da prova, deverá solicitar as condições para tanto, via Requerimento de Atendimento Diferenciado, no período de inscrições. E o candidato que, por impedimento grave de saúde verificado na véspera das provas, necessitar realizá-las em condições especiais, deverá solicitá-las ao Coordenador do Local de Aplicação, mediante apresentação do Requerimento de Atendimento Diferenciado disponível na página do Vestibular, anexando o atestado médico comprobatório de sua condição.

 

INFORMAÇÕES

O Manual do Candidato estará disponível no endereço eletrônico https://cs.ufgd.edu.br/vestibular/2020. As principais características de cada curso estão disponíveis no endereço eletrônico http://www.ufgd.edu.br/, na seção Graduação-Presencial e do curso Bacharelado em Letras/Libras no portal: https://www.ufgd.edu.br/faculdade/ead/index

As informações sobre o PSV-2020/UFGD deverão ser obtidas na Coordenadoria do Centro de Seleção, localizada na rua João Rosa Góes, n.º 1761, Vila Progresso, CEP: 79825-070, em Dourados/MS, sala 405, em dias úteis, das 7h30 às 19h, ou pelos telefones (67) 3410-2840 e (67) 3410-2846 ou, ainda, pelo e-mail: vestibular@ufgd.edu.br.

Informações sobre a Fase de Matrículas deverão ser obtidas na Secretaria Acadêmica da UFGD, pelos telefones (67) 3410-2820 e (67) 3410-2826, em dias úteis, das 7h30 às 19h ou, ainda, pelo e-mail secac@ufgd.edu.br. (Texto: Ascom Jornalismo ACS/UFGD).


Fonte: Ascom UFGD