Sexta-Feira, 29 de Marco de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Rotary Integração de Naviraí realiza exames gratuitos de Hepatite C


Numa barraca montada em frente ao escritório da Sanesul em Naviraí, or rotarianos fazem a ficha e encaminha as pessoas para dentro do prédio para fazer o exame. (FOTO: Jota Oliveira)

 

Doença causada pelo vírus C 9hCV), já tendo sido chamada de “hepatite não A não B”. O vírus C, assim como o vírus causador da hepatite B, está presente no sangue. Entre as causas de transmissão estão: transfusão de sangue, compartilhamento de material para uso de drogas (seringas, agulhas, cachimbos, entre outros), para higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam) ou para confecção de tatuagem e colocação de piercings; Da mãe infectada para o filho durante a gravidez (mais rara); Sexo sem camisinha com uma pessoa infectada (mais rara).

A transmissão sexual do HCV entre parceiros heterossexuais é muito pouco frequente, principalmente nos casais monogâmicos; sendo assim, a hepatite C não é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST). Porém, entre homens que fazem sexo com homens (HSH) e na presença da infecção pelo HIV, a via sexual deve ser considerada para a transmissão do HCV.

O surgimento de sintomas em pessoas com hepatite C aguda é muito raro. Entretanto, os que mais aparecem são cansaço, tontura, enjoo e/ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Por se tratar de uma doença silenciosa, é importante consultar-se com um médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam todas as formas de hepatite. O diagnóstico precoce da hepatite amplia a eficácia do tratamento. Existem centros de assistência do SUS que disponibilizam tratamento para a hepatite C em todos os estados do país. Verifique qual o centro de saúde mais perto de você aqui.

Quando a infecção pelo HCV persiste por mais de seis meses, o que é comum em até 80% dos casos caracteriza-se a evolução para a forma crônica. Cerca de 20% dos infectados cronicamente pelo HCV podem evoluir para cirrose hepática e cerca de 1% a 5% para câncer de fígado. O tratamento da hepatite C depende do tipo do vírus (genótipo) e do comprometimento do fígado (fibrose). Para isso, é necessária a realização de exames específicos, como biópsia hepática nos pacientes sem evidências clínicas de cirrose e exames de biologia molecular.

 

PREVINA-SE

Não existe vacina contra a hepatite C, mas evitar a doença é muito fácil. Basta não compartilhar com outras pessoas nada que possa ter entrado em contato com sangue, como seringas, agulhas e objetos cortantes. Entre as vulnerabilidades individuais e sociais, devem ser considerados o uso de álcool e outras drogas e a falta de acesso à informação e aos insumos de prevenção, como preservativos, cachimbos, seringas e agulhas descartáveis. Caso você não saiba onde ter acesso aos insumos de prevenção, ligue para o Disque Saúde (136).

Além disso, toda mulher grávida precisa fazer no pré-natal os exames para detectar as hepatites B e C, a aids e a sífilis. Esse cuidado é fundamental para evitar a transmissão de mãe para filho. Em caso de resultado positivo, é necessário seguir todas as recomendações médicas, inclusive sobre o tipo de parto e amamentação (fissuras no seio da mãe podem permitir a passagem de sangue).

 

BIOLOGIA

O vírus da hepatite C é constituído por RNA de fita simples e pertence à família Flaviviridae. Sua detecção se dá por meio de exames de biologia molecular (HCV-RNA) que também são capazes de identificar o seu tipo (genótipo) e quantidade no sangue (carga viral).

 

ROTARY INTEGRAÇÃO EM NAVIRAÍ

Os integrantes do Rotary Club Naviraí Integração realizam na manha deste sábado, em frente à Sanesul, na Praça Euclides Fabris, atendimento gratuito para pessoas acima de 40 anos e aos tatuados de qualquer idade. O exame aponta o resultado entre 5 a 10 minutos e os rotarianos que realizam essa campanha de caráter social, dizem ser muito importante. Aproveitem. Eles ficarão no local até as 13 horas. (Texto: Jota Oliveira – Naviraí Notícias, com pesquisa na internet).

 


Fonte: Jota Oliveira - Naviraí Notícias