Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Festa Julina da AREC reúne centenas em noite de confraternização


Entre 450 e 500 pessoas estiveram na Festa Julina da AREC na noite de sábado. Com participação da comunidade, o sentimento de manter a tradição ficou bastante ratificado
Bastante descontração foi registrada entre os participantes da Festa Julina da AREC. Na foto a contagem de grãos no Palpite do Milho. (FOTO: PH Oliveira/Copasul)

 

O fim de semana de cooperados, colaboradores e a comunidade naviraiense foi temperado com alegria e descontração durante a realização de mais uma edição da Festa Julina da Associação Esportiva e Recreativa da Copasul (AREC). Conforme a organização, mais de 450 pessoas estiveram na AREC e puderam conferir uma festa recheada de comidas típicas deliciosas, música ao vivo e atrações divertidas que integraram todos os participantes.

Durante a festa o Palpite do Milho fomentou a curiosidade dos participantes. Foram 433 palpites na tentativa de acertar o número de grãos contidos em 5 espigas de milho que foi exposta anteriormente em algumas unidades Copasul, e no dia da festa, percorreu todas as mesas. O número de grãos este ano foi 3.545, e o palpite vencedor foi de 3.552 grãos. O prêmio do Palpite do Milho saiu para o Vinícius Bastos do departamento Agronômico, da sede. Ele palpitou que haveria 3.552 grãos e ganhou por aproximação. Na contagem final das 5 espigas, foram 3.545 grãos, sete a menos que o palpite vencedor.

Ainda durante a festa ocorreu o acendimento da fogueira – a fogueira com 5 metros de altura é uma das maiores da cidade – utilizando fogos de artifício e a dança da quadrilha junina, que reuniu os participantes da festa em um momento de bastante descontração.

A tradição da Festa Julina ficou marcada na fala de quem participou. “Uma das lembranças que a gente tem do seo Sakae é a batata doce assada. Uma das coisas que ele fazia muito era a fogueira, era por conta dele, uma tradição que ficou e que queremos que permaneça para as futuras gerações. Seo Sakae fazia questão de sempre estar junto, podia estar frio o que fosse”, disse Gervásio Kamitani, presidente da Copasul, e que acompanhou toda a Festa na Arec.

Representando toda a comunidade naviraiense, a secretária de Educação do município de Naviraí, Caroline Touro Beluque ressaltou a importância das tradições que a Copasul mantém. “A Copasul é muito importante para Naviraí e para o Estado. E no que tange as atividades culturais a cooperativa está de parabéns porque sabemos o quanto valorizam os colaboradores. Este é um momento de confraternizar e a identidade cultural do povo naviraiense vai sendo consolidada em eventos como este. Além disso, é impossível não lembrar e demonstrar a gratidão ao seo Sakae Kamitani que deixou este legado para a nossa cidade”, disse.

O cooperado José Sebastião Fernandes, o Tiãozinho da Copasul, também falou sobre a festa. “Participo todos os anos. É um ambiente agradável, que reúne amigos. E tem que continuar. Abrir para a comunidade como um todo é importante, tem que ampliar”, disse.

“É um evento tradicional da Copasul. Ficamos felizes porque é uma oportunidade de mostrar o jeito acolhedor da cooperativa e está uma festa linda”, disse o gerente da Fecularia, Jocivaldo Oliveira Aragão, o Passarinho.

 

BALANÇO GERAL

Caio Beluque, presidente da AREC, falou sobre a participação considerável de um público entre 450 e 500 pessoas favorecido pelo clima que permitiu uma temperatura agradável na noite do sábado passado. “Tivemos um feedback positivo dos participantes que elogiaram a festa e estamos contentes com o resultado”, disse.

O presidente destacou a participação da comunidade naviraiense e relacionou este fato ao pensamento da diretoria da AREC justamente em ampliar a participação da comunidade tanto na Festa Julina quanto no uso da estrutura da associação que pode alugar espaços, quiosques, campos de futebol, quadra e ainda frequentar a lanchonete do local. “Até pelos preços acessíveis que a AREC disponibiliza temos esta estrutura disponível aos interessados que podem entrar em contato com a diretoria”, finalizou. (Texto: Ascom Copasul).

 


Fonte: Ascom Copasul