Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Novos auditores estaduais de controle externo iniciam capacitação


Novos auditores do Tribunal de Contas do Estado estão sendo capacitados para ampliar seus conhecimentos. (FOTO: Mary Vasques)

A capacitação específica ministrada aos novos servidores do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, teve início na manhã desta segunda-feira, 01 de julho, no laboratório de informática da Escola Superior de Controle Externo (ESCOEX). Com a finalidade de adquirir mais conhecimento sobre os sistemas que compõem o TCE-MS, os 16 auditores estaduais de controle externo, passam por um curso de ambientação geral que vai permitir o fortalecimento do crescimento profissional dos mesmos.

Ao dar boas vindas, o presidente da Corte de Contas, conselheiro Iran Coelho das Neves, lembrou que no passado, também, exerceu o cargo de auditor de controle externo no TCE-MS e destacou a importância e a responsabilidade que a função trás aos novos servidores.

Em seguida, a primeira capacitação da manhã foi ministrada pelo diretor de gestão e modernização (DGM) do TCE-MS, Douglas Avedikian, na palestra com o tema "Protocolo Virtual".

Para explanar sobre "e-CJUR, LRF e Sistemas e sobre o e-Contas", a capacitação contou com a Chefe de Divisão de Sistematização das Informações e Procedimentos de Controle Externo, Jaqueline Martins Corrêa.

O auditor estadual de controle externo, José Ricardo Paniagua Justino, explanou sobre o SICOM, o sistema é que recepciona o Orçamento Programa e os lançamentos primários para formação dos balancetes mensais no âmbito Municipal, possibilitando o acompanhamento da execução orçamentária e cruzamento de informações com os demais processos autuados no TCE-MS, além de subsidiar levantamentos para auditorias.

A palestra e-TCE (Processo Eletrônico do TCE-MS) onde explica sobre o sistema de tramitação eletrônica dos processos ficou por conta do Analista de Sistemas/DBA/Gerente de TI/Arquiteto de Softwares, Douglas Borrego Buchara. Já, o secretário-geral do Ministério Público de Contas (MPC), José Lauro Espíndola Sanches Junior, apresentou aos novos auditores o tema: "Conhecendo o MPC". (Texto: Olga Mongenot – Ascom TCE-MS).


Fonte: Olga Mongenot - Ascom TCE-MS