Sexta-Feira, 29 de Marco de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Naviraí tem 4 representantes na 16ª Conferência Nacional em Brasília


Secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende, participou da 9ª Conferência Estadual realizada recentemente. (FOTO: Assessoria)

 

Representantes do Conselho de Saúde do município de Naviraí estiveram participando em Campo Grande da 9ª Conferência Estadual realizada de  com o tema Democracia e Saúde.

Segundo José Pereira presidente do Conselho de Saúde nesta conferência 12 membros escolhidos na 7ª Conferência Municipal estiveram participando da conferência estadual onde foi eleita uma comissão para participar da 16ª Conferência Nacional que irá acontecer no mês de agosto em Brasília.

A 9ª Conferência Estadual teve como objetivo de implementar a regionalização objetivando oferecer saúde de qualidade mais próxima dos cidadãos. Esse é um dos principais desafios do governo do Estado de Mato Grosso do Sul, segundo a fala do secretário de Estado de Saúde Geraldo Resende durante a abertura da 9ª Conferência Estadual de Saúde, cujo tema é “Democracia e Saúde” realizado terça e quarta-feira, dias 4 e 5 de junho, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande.

Representando o governador Reinaldo Azambuja, Geraldo Resende apresentou um relatório das diversas ações que vêm sendo adotadas na atual gestão estadual. Entre investimentos em construções, reformas e ampliações de hospitais, entrega de veículos e equipamentos, capacitação técnica e custeio de serviços, insumos e aparelhos, o secretário disse que a meta é qualificar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Mato Grosso do Sul.

 

Com a participação de delegados eleitos nos 79 municípios do Estado, a Conferência tem como objetivo debater a construção de políticas públicas que visem à melhoria nos serviços de saúde. Para tanto, várias palestras foram realizadas sobre a consolidação do SUS nos municípios, e financiamento adequado e suficiente para o Sistema Único de Saúde, bem como a aprovação do Relatório Final da Conferência e eleição dos delegados que participarão da 16ª Conferência Nacional, que acontecerá entre os dias 4 e 7 de agosto deste ano em Brasília.

Além do secretário estadual de Saúde Geraldo Resende, participaram da mesa de abertura dos trabalhos, na manhã desta terça-feira, o secretário executivo do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), Jurandi Frutuoso; o secretário municipal de Saúde de Campo Grande, José Mauro; o presidente do Conselho Estadual de Saúde Florêncio Garcia Escobar; Márcia Moraes, coordenadora do segmento dos Usuários do SUS; Edelma Peixoto, coordenadora do segmentos dos Gestores e Prestadores; Giane França Álvares, coordenadora do segmento dos Trabalhadores; vereador Dr. Lívio, de Campo Grande; deputado Antonio Vaz, presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de MS.

Delegados de Naviraí eleitos para 16ª Conferência Nacional, segmentos dos usuários. titular Ruthi Lopes, Dalmo Freitas, suplentes Adilson e José Roberto, segmentos dos trabalhadores titular Hernando suplente Euza, segmentos gestor titular José Pereira. (Texto: Ricardo Minella e Beto Corrêa).

 


Fonte: Ascom Prefeitura de Naviraí