Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

MS vai dobrar área plantio de milho em 10 anos, projeta Reinaldo


Governador foi ao lançamento da colheita do milho safrinha no Estado e falou de ações para aumentar a produção
Reinaldo Azambuja projetou dobrar a área de plantio do milho em dez anos (FOTO: Leonardo Rocha)

Mato Grosso do Sul terá 1,5 milhão de hectares plantados de milho a mais em dez anos. Baseada em levantamento da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), a projeção foi feita pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB), hoje, durante lançamento da colheita do milho safrinha, na sede da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul).

“Mato Grosso do Sul vai ter 1,5 milhões de hectares plantados a mais em dez anos. O que significa, na prática, o dobro do plantio de hoje. Não vai ter desmatamento. Vamos recuperar áreas degradadas e áreas que estão sendo usadas para pasto”, disse Azambuja.

De acordo com o chefe do Executivo estadual, o governo já prepara ações para dar conta do salto na produção. “Estamos buscando melhorias no desenvolvimento tecnológico do plantio, na infraestrutura, produção de mais qualidade para agregar valor ao produto e principalmente na logística”.

Azambuja revelou “boas notícias” no setor responsável pelo escoamento da produção, como o aumento na capacidade de transporte da Ferronorte (Ferrovia Norte Brasil), de 35 milhões de toneladas para 75 milhões. A estrada de ferro que sai de Rondonópolis (MT) e vai até Santa Fé do Sul (SP) é um dos principais corredores de exportação agrícola do País, já que liga o Centro-Oeste ao Porto de Santos (SP).

O governador também falou em “sinal verde” para a recuperação da Transamericana, que passa por Três Lagoas e liga o Estado à Bolívia. Em viagem recente ao país vizinho, o tucano assinou termo de cooperação com o presidente Evo Morales a fim de revitalizar e utilizar a ferrovia para chegar aos portos do Oceano Pacífico.

Ainda sobre logística, Azambuja citou a instalação de dois novos terminais com investimento privado no porto de Porto Murtinho, que vão aumentar a capacidade de exportação de 300 mil toneladas para 6 milhões.

Milho safrinha – A colheita do milho safrinha começou hoje no Estado, com expectativa de produção estimada em 9,552 milhões de toneladas, segundo a Aprosoja/MS. O volume é 6% maior que a previsão inicial, de 9 milhões de toneladas, e representa recorde do setor.

Ainda segundo a Aprosoja/MS, a área plantada com milho safrinha nesta safra foi de 1.918 milhões de hectares. (Com informações Campo Grande News).


Fonte: Campo Grande News