Sábado, 20 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Aluno da Guarda Mirim é eleito delegado estadual do CMDCA


Na foto, o guarda mirim Rikael Alexandre, Vera Lúcia Ramos (presidente do CEDCA/MS), Adriano Pontes e Eoclésio Valdemor da Silva. (FOTO: Divulgação)

 

Nos dias 28 e 29 de maio foi realizado em Campo Grande a X Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. Naviraí foi representada pelo técnico do Suas, Eoclésio Valdemor da Silva, secretário do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e delegado da Conferência Municipal de Assistência Social.

Os debates da conferência estadual deste ano foram divididos em cinco eixos temáticos: EIXO I: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; EIXO II: Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; EIXO III: Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; EIXO IV: Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes; e EIXO V: Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Criança e Adolescentes.

 

ETAPA NACONAL EM OUTUBRO

A etapa nacional da XI CNDCA está prevista para acontecer em outubro de 2019, em Brasília, e reunirá um conjunto de propostas resultantes das demais etapas conferências. As propostas priorizadas influenciarão na elaboração de políticas públicas, projetos de lei e demais instrumentos e ações voltadas à promoção, à proteção e à garantia dos direitos de crianças e adolescentes no Brasil.

Para o secretário do CMDCA, “foram dois dias de debates intensos, porém, podemos considerar um saldo bastante significativo. Naviraí conquistou uma vaga na delegação de MS para a nacional, Rikael Alexandre Almeida da Silva aluno da Escola Milton Dias Porto e da Guarda Mirim, foi eleito delegado na categoria adolescente e irá representar e defender as propostas do nosso Estado na Conferência Nacional, em Brasília”.

Diversas propostas formuladas em Naviraí na Conferência Municipal, estarão entre as aprovadas na estadual que serão levadas para a nacional. O delegado eleito de Naviraí para representar a categoria adolescente Rikael representante dos serviços existentes na política de assistência social, capazes de transformar vidas, alimentar sonhos, promover o crescimento, transformar dor em alegria, reorganizar valores sociais e contribuir para um presente e futuro melhor. Ver um jovem que passou por vulnerabilidades extremas ser o garoto destaque do MS, para nos representar traz uma certeza: "a politica de assistência social, permeia muitas políticas e promove a diferença", destacou o secretário do CMDCA de Naviraí. (Texto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura).

 


Fonte: Ascom Prefeitura de Naviraí