Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Prefeitos e vereadores podem ter seus mandatos estendidos para 6 anos


Com a prorrogação o prefeito doutor José Izauri de Macedo e os atuais vereadores ganhariam mais dois anos de mandato. (FOTO: Assessoria)

 

A proposta de ampliar em dois anos o mandado dos atuais prefeitos e vereadores em todo o país pode beneficiar o prefeito doutor José Izauri de Macedo e atuais vereadores. No Congresso Nacional, alguns parlamentares sinalizaram favoráveis ao que foi sugerido pelo senador baiano Ângelo Coronel (PSD), o objetivo é unificar as eleições para todos os cargos serem ocorridas em 2022.

Atualmente, há no Brasil eleições de dois em dois anos. Em uma se elege presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais, como ocorreu em 2018. No outro pleito, são escolhidos os prefeitos e os vereadores dos mais de 5 mil municípios brasileiros.

O senador Ângelo Coronel articula a possibilidade de ampliar o tempo de mandato desses prefeitos e vereadores para seis anos. Além do Senador, o deputado federal Rogério Peninha Mendonça (MDB/SC) apresentou esse ano a PEC 49/2019 com a mesma proposta.

Ângelo afirmou que começará a recolher assinaturas de colegas na Câmara para apresentar uma proposta de Emenda a Constituição (PEC) que possibilite estender por dois anos os mandatos atuais. Em discurso, Coronel alegou que a medida economizaria recursos públicos.

Não é a primeira vez que os mandados de prefeitos e vereadores são cogitados para serem ampliados. Nos anos 1980, exatamente para que fosse garantido o fatiamento das eleições de dois em dois anos, o mandato de prefeitos e vereadores eleitos em 1982 - que terminariam no fim de 1986, foram prorrogados até 1988, para coincidir com o mandato dos prefeitos de capitais que haviam sido eleitos de forma direta, pela primeira vez em 1985. (Com informações Dourados Agora e adaptações de Jota Oliveira – Naviraí Notícias).

 


Fonte: Dourados Agora / Jota Oliveira