Terca-Feira, 21 de Maio de 2019    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Conselheiros de saúde vão ao hospital conhecer as novas adequações


Na foto, gerente Welligton explica aos conselheiros de saúde as ações desenvolvidas nos últimos dias no hospital municipal. (FOTO: José Luiz Bressa)

Visando atender um pedido do prefeito doutor José Izauri de Macedo (DEM) que, por sua vez, atende aos anseios dos vereadores e da população, o gerente de Saúde do município, Welligton Santussi iniciou ações no Hospital Municipal que também é conhecido e chamado de Santa Casa em Naviraí para proporcionar maior comodidade e conforto a todos, ou seja, tanto à classe médica, aos profissionais que lá trabalham e a quem procura atendimento dos mais variados.

Recentemente, para alguns integrantes do Conselho Municipal de Saúde (Dalmo, Aníbal Bezerra, Divino e Osvaldo) foram convidados por ele para conhecerem de perto as ações que estão sendo implantadas e foram acompanhados por José Luiz Bressa que fez questão de fotografar lances da visitar a gravou uma entrevista exclusiva com o titular da saúde pública naviraiense.

 

PEDIATRIA

Welligton começou mostrando o setor de pediatria do hospital onde está sendo realizado obras de total revitalização, com pintura nova que vai deixar o ambiente mais agradável, atendendo a legislação sanitária que mudou recentemente. “Antes as paredes podiam ser feita até a metade, agora não pode mais e a pintura tem que ser feita com tinta apropriada e do teto ao chão com tinta lavável, própria para o ambiente hospitalar”, explicou ele.

Outra alteração foi mudar de local a brinquedoteca que é uma parceria com o Rotary Club Integração. “Tiramos de uma sala fechada que tinha pouco acesso e foi para um ambiente mais arejado, aonde as crianças vão ter acesso a brinquedos novos que o Rotary está providenciando com essa parceria antiga”, ressaltou Welligton.

 

SALA DE GESSO

A sala de gesso será mudado de local e levada para a entrada lateral porque a ideia é desafogar aquele tumulto que fica nas segundas e quartas-feiras no corredor quando cerca de 40 pacientes comparecem para serem atendidos, para fazer gesso, tirar gesso, fazer talas, fazer imobilizações e eles acabam ficando no corredor e isso dificulta o trânsito de todos.

 

PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS

Outra providência será implantar a Sala Laranja apenas para atendimento a pacientes com problemas respiratórios para separá-los de pessoas que precisam de outros tipos de atendimentos e que com isso evitam serem infectados com doenças respiratórias que são transmissíveis.

A Sala Vermelha ficará só para atendimentos com pacientes de risco eminente. A Sala Amarela com os pacientes em risco de alerta relativa. A Sala Verde com os casos menos graves e a Sala Laranja só vai usar para os pacientes com sintomas respiratórios.

 

FARMÁCIA MUNICIPAL

O titular da Gerencia de Saúde também falou aos conselheiros que está sendo implantado no hospital municipal para funcionar após as 17 horas de sextas-feiras até as 6 horas da manhã de segundas-feiras, uma farmacinha dentro do hospital apenas para atender quem for consultado no Pronto Socorro do local, tanto nos finais de semana como nos feriados.

 

PRESCRIÇÃO ELETRÔNICA

Outra inovação anunciada por Welligton é no tocante a implantação ainda em teste de um sistema de prescrição eletrônica que vem sendo operacionalizado no setor de saúde pública do município. “No mês passado passamos uma circular para todos os médicos que atendem na saúde básica pedindo que as prescrições tem que ser feitas, obrigatoriamente dentro do sistema e isso traz mais segurança para o paciente. Primeiro, porque quem tiver lá na dispensação, não precisará adivinhar a letra do médico. Então não vai correr o risco de errar o medicamento. Segundo, porque não corre o risco de ter erro, por exemplo, na quantidade do medicamento a ser prescrito”, explicou o gerente de Saúde. (Com informações Portal do Cone Sul).


Fonte: Portal do Cone Sul