Sábado, 20 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Simon propõe implantação Câmara Mirim para resgatar a cidadania


Vereador presidente Simon Rogério e seu Assessor de Gabinete, Soares Filho, com Cleusa Sarturi e Carol Touro. (FOTO: Régis Luiz

 

Desde a sua investidura do mandato de vereador em 1º de janeiro de 2017, o vereador Simon Rogério Freitas Alves da Silva tem demonstrado interesse em aproximar a população do Poder Legislativo do município e tão logo assumiu a presidência da Casa de Leis, o parlamentar tem tomado decisões que buscam integrar a sociedade junto às ações dos vereadores.

Assim sendo, ativar o Projeto Câmara Mirim é o novo desafio do vereador presidente. Um importante instrumento a favor dele é a Lei Municipal de 2015 mas que até o momento não foi ainda colocada em prática pelo Legislativo. Na opinião dele, é o momento oportuno de se fazer isso. Consta no projeto que escolas públicas e particulares do município indiquem alunos de 12 a 14 anos de idade que formarão a chamada “Câmara Mirim”, composto por 13 “mini-vereadores” e seus suplentes que terão a incumbência de elaborar propostas que representem as reivindicações da coletividade, além de fiscalizar as ações do poder público e várias outras funções.

Buscando dar sequência ao seu anseio de implantação do projeto, o Presidente da Câmara reuniu-se na manhã de quarta-feira (24), com a Gerente Municipal de Educação Caroline Touro e com a Coordenadora Regional de Educação, professora Cleusa Sarturi, para esclarecer seu entendimento e solicitar o empenho dos setores da educação, que são os principais pilares, para que o projeto possa se consolidar.

Prontamente a Gerente Municipal e a Coordenadora Regional de Educação, demonstraram acreditar na proposta apresentada pelo Presidente Simon, e se comprometeram em aprofundar os estudos, para que uma adequação ao projeto original seja feita, para que tudo esteja de acordo com a realidade do município. Portanto, espera-se apenas, um retorno da administração e dos setores responsáveis, para que a implantação do projeto, seja uma realidade no dia-a-dia da população.

Simon Rogério acredita que as melhorias que todos querem, podem se concretizar mais rapidamente quando a população participar mais ativamente dos trabalhos no Legislativo, conhecendo e optando em busca de benefícios para o município; uma vez que a Câmara Mirim tem o objetivo de resgatar e fortalecer a cidadania, o civismo e o interesse na vida política da cidade, podendo formar cidadãos de bem, politicamente instruídos e aptos a opinarem sobre as demandas do município, finalizou Simon. (Texto: Régis Luiz – Ascom Câmara Municipal).

 


Fonte: Régis Luiz - Ascom Câmara Municipal