Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

PMA autua por desmatamento de 12 hectares de vegetação nativa


 

Uma equipe da Polícia Militar Ambiental de Jardim realizou vistoria em uma propriedade rural no município de Nioaque, a 75 km da cidade, durante a Operação Semana Santa e localizou uma área desmatada ilegalmente. Os trabalhos aconteceram nesta quinta-feira (18) à tarde, quando os Policiais conferiam áreas desmatadas entre 2013 e 2015 descobertas por imagem de satélites, em propriedades rurais no município.

Na conferência in loco a medida do desmatamento com uso de GPS perfez 12,12 hectares destruídos. O infrator (65), residente em Campo Grande, não possuía autorização ambiental para a atividade. No lugar da floresta desmatada havia pastagem e criação de gado no local e a madeira provenientes da vegetação desmatada não estavam no local. Ele foi autuado e recebeu multa administrativa total de R$ 3.036,00.

O autuado também responderá por crime ambiental, que prevê pena de três a seis meses de detenção. Além disso, ele foi notificado a apresentar um Plano de Recuperação da Área Degradada e Alterada (PRADA) junto ao órgão ambiental estadual.

 

OPERAÇÃO CERVO-DO-PANTANAL

A vistoria faz parte da operação Cervo-do-Pantanal. Nesta operação, a PMA recebeu 634 vistorias de possíveis desmatamentos ilegais levantados por imagem de satélites na bacia do rio Paraguai e Paraná pelo Núcleo de Geoprocessamento (NUGEO) do Ministério Público Estadual (MPE). Em 2018 foram 109 proprietários rurais autuados na operação, sendo verificado um total de 2.665,46 hectares de desmatamentos ilegais em 23 municípios. Foram aplicadas multas que perfizeram o valor de R$ 3.056.028,00.

 

 


Fonte: Ascom PMA/MS