Quinta-Feira, 28 de Marco de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

SIM ensina manejo racional de aves e boas práticas de fabricação


Médica veterinária do SIM ministra curso no Assentamento Juncal. (FOTO: Assessoria)

Vinculado a Gerência de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Naviraí, o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) desenvolveu na tarde de sexta-feira (12) o primeiro treinamento de Manejo Racional de Aves e o 6º Treinamento de Boas Práticas de Fabricação, cujo treinamento contou com a participação de produtores rurais do Assentamento Juncal e merendeira da Escola da Rede Municipal de Ensino daquela localidade.

A capacitação que tratou de Manejo Racional de Aves abordou temas como: instalações, alojamento, densidade, ventilação, temperatura; iluminação, cama, alimentação, água, sanidade, apanha, transporte e bem-estar animal. Já a capacitação de Boas Práticas de Fabricação abordou o programa de boas práticas de fabricação (BPF), principais doenças transmitidas por alimentos (DTA’s), principais contaminações alimentares (físicas, químicas e biológicas), e principais legislações sanitárias (ANVISA, MAPA, IAGRO e SIM).

A médica veterinária da prefeitura municipal que ministrou os treinamentos Ana Paula Catalano destaca a importância de eventos como este: “pois além de tomarem conhecimento da legislação sanitária, aumenta ainda à valorização e autoestima dessas pessoas, beneficiando assim toda a cadeia produtiva”.

O Serviço de Inspeção Municipal é o órgão que regulamenta e fiscaliza a industrialização de produtos de origem animal e atende a população junto a Gerência de Desenvolvimento Econômico. (Texto: Ana Paula Catalano – médica veterinária da Prefeitura).


Fonte: Ana Paula Catalano Neto