Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Dia Mundial do Autismo é comemorado em 02 de abril


autismo é um problema psiquiátrico que costuma ser identificado na infância, entre 1 ano e meio e 3 anos, embora os sinais iniciais às vezes apareçam já nos primeiros meses de vida. O distúrbio afeta a comunicação, capacidade de aprendizado e adaptação da criança.

Que fique claro: os autistas apresentam o desenvolvimento físico normal. Mas eles têm grande dificuldade para firmar relações sociais ou afetivas e dão mostras de viver em um mundo isolado.

Anteriormente o problema era dividido em cinco categorias, entre elas a síndrome de Asperger. Hoje, uma única classificação, com diferentes graus de funcionalidade e sob o nome técnico de transtorno do espectro do autismo. 

 

O jeito de lidar com cada um varia

Na forma qualificada como de baixa funcionalidade, a criança praticamente não interage, vive repetindo movimentos e apresenta atraso mental. O quadro provavelmente vai exigir tratamento pela vida toda.

Em Naviraí um grupo de mães com filhos portadores dessa síndrome com apoio da Prefeitura de Naviraí por intermédio das Gerências de Educação e Saúde, está mobilizando uma campanha de conscientização, para orientar a todos de como lidar com essas crianças. Um trabalho de panfletagem será feito no comercio e instituições chamando a atenção de todos.

Na Rede Municipal de Ensino está sendo feito a inclusão dessas crianças e na Rede de Saúde Básica, uma capacitação dos servidores, para que possa ser prestado um serviço de qualidade com relação aos portadores dessa síndrome.

A professora Evani Bronzati, servidora na Gerência de Educação foi designada pela Gerente da pasta professora Caroline Touro para efetuar um levantamento do problema e está organizando a inclusão dessas crianças para que haja uma inteiração social em cada escola entre professores, alunos e servidores de cada instituição escolar.

O Gerente de Saúde Welligton Santussi também já solicitou empenho junto a coordenação de saúde básica no sentido de que todos os servidores que atuam nas unidades sejam capacitados, para um funcionalidade especial em favor de crianças que forem atendidas nas referidas Unidades. (Texto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura).

 


Fonte: