Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Vereadores de Naviraí emitem Nota de Esclarecimento sobre TCE-MS


Depois de ser veiculado nos órgãos de imprensa não só da cidade de Naviraí, como também de outras localidades, matéria jornalística sobre a questão do pedido de representação o Ministério Público de Contas (MPC) do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, sobre uma aprovada em junho do ano passado, os vereadores naviraienses emitiram uma Nota Pública de Esclarecimento que, como direito de resposta, mesmo sem eles ter requerido, publicamos em sua íntegra a seguir:

 

“NOTA PÚBLICA DE ESCLARECIMENTO

A Câmara de Vereadores de Naviraí vem a público esclarecer notícia sobre representação do MPC - Ministério Público de Contas, feitas ao TCE-MS, alegando inconstitucionalidade em lei aprovada pelo Legislativo criando o Fundo Especial da Câmara de Naviraí.

Informamos que a referida lei foi aprovada em junho de 2018, sancionada pelo Prefeito José Izauri de Macedo, em 13.08.2018, com a criação de um fundo para destinação de recursos economizados pelo legislativo para utilização em obras de reparos na estrutura da casa, que se apresenta com diversos problemas, incluindo da cobertura, que em dias de chuva registra vazamentos que tem causado prejuízos, além de danificar as demais estruturas que sustentam o telhado.

Em razão da novidade que é a criação do fundo, o legislativo fez consulta ao TCE-MS, que não deu parecer em razão de que a Lei já havia sido aprovada. Por precaução, o legislativo tem depositado o valor economizado no período em uma conta, sem ainda ter utilizado uma vez que necessitava de clareza sobre a forma com que isso poderia ser feito.

Na hipótese do recurso de sobra do duodécimo não poder ser utilizado para o fim terá que ser devolvido ao Executivo. Entendemos que o Projeto que cria o Fundo, de autoria do Vereador Antônio Carlos Klein, é constitucional pois não aumenta despesas ao poder público, portanto não tem vício de iniciativa. Aguardamos decisão do TCE-MS, em face a representação do MPC, que, em sendo contrária a utilização do Fundo a lei poderá ser revogada.

Reiteramos que, em razão dessa incerteza, o Legislativo se absteve de praticar qualquer ato de gestão ou movimentação contábil através do Fundo Especial. Naviraí, 28 de Março de 2019. Câmara Municipal de Naviraí”.

   


Fonte: Câmara Municipal de Naviraí