Quinta-Feira, 28 de Marco de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

IFMS sedia reunião de dirigentes da Rede Federal de Educação


93ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional da Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) segue até quinta-feira, 14, em Campo Grande
O IFMS sedia a partir desta terça-feira a 93ª Reunião do Conif, em Campo Grande. (FOTO: Assessoria)

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) sedia a partir desta terça-feira, 12, a 93ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). O encontro reúne reitores de Institutos Federais, de Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet) e do Colégio Pedro II.

Entre os temas que serão debatidos até quinta-feira, 14, em Campo Grande, estão a formação pedagógica em atendimento à Lei nº 12.772 - que dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira e Cargos de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico -, e a proposta de parcerias com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Para o presidente do Conif e reitor do Instituto Federal de Goiás (IFG), Jerônimo Rodrigues da Silva, oportunidades como essa são importantes para ampliar a relação com outros ministérios.

"Para esta reunião, foi convidado o secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTIC, que irá apresentar uma proposição para que possamos trabalhar em conjunto. A ideia é criarmos o IF Startup Day como forma de reforçarmos a divulgação da ciência e da tecnologia", afirmou o dirigente.

O encontro com o secretário de Empreendedorismo e Inovação, Paulo César Alvim, está previsto para esta quarta-feira, 13, quando os dirigentes da Rede Federal também se encontram com Rodrigo da Silva e Wilson Nobre, diretores de Desenvolvimento da Rede Federal e de Articulação e Expansão da Educação Profissional, respectivamente.

A programação da 93ª Reunião Ordinária inclui ainda discussões acerca da edição 2019 da Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) e da etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIF), além de relatos e encaminhamentos das câmaras de Ensino, Gestão de Pessoas e Relações Internacionais.

Esta é a segunda vez que o IFMS sedia uma reunião do Conif, sendo que a primeira ocorreu em outubro de 2013. O reitor Luiz Simão Staszczak destaca a importância de receber os membros do Conselho.

"É a oportunidade de mostrarmos aos demais dirigentes as experiências exitosas, bem como nossas ações de ensino, pesquisa e extensão, o que vem ao encontro do trabalho realizado pelas outras instituições. Além disso, está previsto recebermos a secretária de Educação de Mato Grosso do Sul, onde pretendemos reforçar ainda mais a atuação conjunta das redes estadual e federal de ensino", pontou o reitor.

Durante a 93ª Reunião Ordinária, serão apresentados os resultados de pesquisas desenvolvidas na área de Alimentos pelo IFMS. Além disso, os dirigentes visitarão as salas modulares e a usina de energia solar inaugurada em dezembro do ano passado no Campus Campo Grande.

Fórum de Ensino - Paralelamente à reunião do Conif, é realizada em Campo Grande a primeira reunião de 2019 do Fórum dos Dirigentes de Ensino (FDE), que reúne os pró-reitores da área na Rede Federal.

Entre os temas que serão abordados, a coordenadora do Fórum, Maria Lucilene Acácio, pró-reitora de Ensino do Instituto Federal do Acre (Ifac), destaca a revisão da Resolução nº 6/2012, do Conselho Nacional de Educação (CNE).

"É uma minuta que traz mudanças significativas para a educação profissional. Em 2018, nós publicamos as Diretrizes Indutoras para o Ensino Médio Integrado na Rede Federal e a nova resolução traz alguns elementos que inviabilizam o trabalho que a Rede Federal faz com excelência. Nossa defesa é pelo ensino médio integrado", defendeu Maria Lucilene.

O pró-reitor de Ensino do IFMS, Delmir Felipe, lembra que o Fórum também é a oportunidade para apresentar resultados e planejar ações futuras na área de ensino.

"Durante o encontro, grupos de trabalho como os da educação superior, ensino médio e inclusão, apresentarão os resultados dos trabalhos realizados no ano passado e irão propor o plano de atividades para 2019. Esperamos que o fórum seja bastante proveitoso", concluiu o pró-reitor.

Conif - Responsável por dar suporte, orientar e respaldar a Rede Federal, o Conselho tem como atribuições discutir, propor e promover políticas de desenvolvimento da formação profissional e tecnológica, pesquisa e inovação.

É formado por 41 instituições, sendo 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II. Atualmente, são mais de 600 unidades em todo o país.

Além de desenvolver estudos e projetos, por meio de congressos, conferências, seminários e encontros, o Conif incentiva o intercâmbio de informações e experiências na Rede Federal e com outras instituições nacionais e estrangeiras, e executa articulações com os diversos entes públicos e a sociedade civil organizada.

Mais informações estão disponíveis na página do Conif. (Texto: Ascom IFMS).


Fonte: Ascom IFMS