Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Naviraí realizou o I Encontro da Piscicultura nesta quarta-feira


Prefeito doutor José Izauri de Macedo fez pronunciamento abrindo o I Encontro da Piscicultura de Naviraí. (FOTO: Beto Corrêa)

 

Aconteceu na Câmara de Vereadores de Naviraí nesta quarta-feira (18) o I Encontro da Piscicultura, numa realização da Prefeitura Municipal, através da Gerência do Desenvolvimento Econômico. Segundo o titular da pasta, Fernando Kamitani, “o objetivo do encontro é fomentar a capacitação em piscicultura no município de Naviraí, com o intuito de futura implantação deste tipo de cultivo como fonte de renda para os produtores locais”.

Na abertura foi formada a Mesa de Trabalho para o ato solene, com a presença do prefeito doutor José Izauri de Macedo; vereador Luiz Alberto Ávila da Silva Júnior, representando o presidente do Legislativo Municipal, Jaimir José da Silva; Fernando Kamitani, gerente de Desenvolvimento Econômico; Alessandra Afonseca e Silva, coordenadora regional da Agraer; Cesar Moura de Assis, coordenador Federal de Aquicultura e Pesca; Gervásio Kamitani, presidente da cooperativa Copasul; e Rodrigo Yutaka Dichof, médico veterinário, representando o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária.

Fernando Kamitani também afirmou que “este ambiente de discussão é uma importante ferramenta de informação, avaliação e troca de experiência para os atores envolvidos nesta área de atuação e trará relevantes conhecimentos, aprimoramento e valorização do cenário da piscicultura local”.

 

PALESTRAS

Uma das palestras ministradas no I Encontro de Piscicultura foi “Inclusão e Regionalização da Piscicultura”, sob a responsabilidade de Cesar Moura de Assis. A seguir, “Piscicultura como alternativa de renda”, ministrada pela engenheira agrônoma Katia Maria Garicoix, agrônoma mestre em Agronegócios (Agraer) e a terceira “Tanques elevados e seus diferentes sistemas”, a cargo do zootecnista Rafael Foresti, zootecnista PHD em Gestão Empresarial (da Brasil Piscis).

        

APOIADORES DO ENCONTRO

O I Encontro da Piscicultura de Naviraí foi realizada no plenário da Câmara de Vereadores e contou com apoio da Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca de MS, a empresa Brasil Piscis e cooperativa Copasul.

 

PRONUNCIAMENTOS
A abertura do Encontro foi feita pelo prefeito doutor Izauri de Macedo, que em poucas palavras mostrou a importância dessa iniciativa. “Vamos apoiar de forma integral essa ideia que, com certeza, trará num futuro não muito distante maior geração de emprego e renda para o nosso município”, afirmou ele.

Gervásio Kamitani, presidente da Copasul, enalteceu o evento afirmando que a cooperativa é idealizadora desse projeto que deverá trazer grandes benefícios para Naviraí e região. “A piscicultura é uma atividade do agronegócio muito rentável caso o interessado se dedique e desenvolva todo o trabalho recomendado pelos técnicos que prestam assistência técnica e eles mostrando como se deve fazer para alcançar os resultados desejados”.

O coordenador Federal de Aquicultura e Pesca, Cesar Moura de Assis, na abertura disse que esse projeto é muito importante para os produtores, porque não só Naviraí, mas todo o Estado de Mato Grosso do Sul é muito propício para essa atividade. (Texto: Jota Oliveira – Naviraí Notícias).

 


Fonte: Jota Oliveira - Naviraí Notícias