Segunda-Feira, 20 de Maio de 2019    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Itaquiraí recebe duas patrulhas mecanizadas do Governo Estadual


As patrulhas mecanizadas foram entregues pelo governador Reinaldo Azambuja em Itaquiraí. (FOTO: Guiomar Biondo)

 

O governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), visitou Itaquiraí hoje (15), e pela primeira vez neste ano já trouxe investimentos para o município. Desta vez, acompanhado pelo Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, entregou ao prefeito Ricardo Fávaro Neto (PSDB), duas patrulhas mecanizadas, destinadas a duas entidades: Associação Cooperleite (assentamento Sul Bonito), e Associação Dorcelina Folador (assentamento Santo Antônio), as quais foram recebidas pelos presidentes, Nelson Barbosa e Marcio Rodrigues, respectivamente.

A solenidade, no Pavilhão de Eventos, foi prestigiada pelo deputado federal Vander Loubet (PT), deputados estaduais Lidio Lopes (PATRI) e Renato Câmara (MDB). Prefeitos de municípios contemplados, de Japorã Vanderley Bispo, de Bataiporã Jorge Takahashi, de Juti Laka, de Iguatemi Patrícia, de Ivinhema Tuta, Eldorado Agnaldo Santos - Léo, Glória de Dourados Aristeu Nantes, e de Deodápolis Valdir Sartori, vieram receber os equipamentos.

Também compareceram dezenas de vereadores, dentre eles, os de Itaquiraí, Nei Portela, Antônio Zuza, Jefinho, Dino, Careca, Joelzinho, Cícero do Táxi e o presidente da Câmara, Varley Fávaro, além de secretários municipais, lideranças de associações rurais, assentados, indígenas, representante do prefeito de Naviraí, Izauri de Macedo, secretário de Desenvolvimento Econômico Fernando Kamitani, a coordenadora regional da Agraer, agrônoma Alessandra Afonseca, e técnicos da Agraer local e regional.

Na "ação de governo", o Secretário Jamie Verruck fez um breve relato das políticas públicas do governo do Estado, direcionadas aos agricultores familiares. O deputado Vander sustentou que o governador Reinaldo Azambuja vem consolidando o maior programa de apoio à agricultura familiar, visando verticalizar a produção e fixar o homem no campo. O deputado Lídio Lopes elogiou Reinaldo e a Semagro pelo programa de fortalecimento da agricultura familiar através da doação de patrulhas mecanizadas e equipamentos. Por sua vez, o deputado Renato Câmara citou o projeto de lei que tramitará na Assembleia visando à liberação de selo de inspeção, o qual permitirá que os produtos da agricultura familiar possam ser comercializados em supermercados do Estado e fora dele. Neste sentido, antecipadamente pediu apoio ao governador Reinaldo. "Em outra ação, estamos trabalhando a questão da regularização fundiária, para que os assentados possam ter o título definitivo de propriedade de seus lotes", observou Renato.

 

RICARDO FÁVARO

O prefeito de Itaquiraí destacou a grande parceria do Governo do Estado com o município de Itaquiraí, e apontou como fundamental os investimentos feitos pelo governador Reinaldo no apoio ao setor produtivo. "Ano passado conquistamos 4 patrulhas mecanizadas. Hoje, com muita satisfação recebemos o governador que nos entrega mais duas, já direcionadas às associações Dorcelina Folador e Cooperleite. Que façam o bom uso, pois, certamente resultados positivos serão alcançados".

Ricardo Fávaro agradeceu os investimentos feitos pelo governador em benefício do povo de Itaquiraí e mencionou algumas propostas que, segundo ele, têm o mesmo propósito de fortalecer a agricultura familiar. "Estamos buscando recursos federais para a aquisição de insumos, de calcário, para a correção do solo, ao mesmo tempo em que trabalhamos outros projeto de incentivo à produção, sobretudo, da agricultura familiar, como é o caso do Centro de Recebimento e Comercialização de produtos da agricultura familiar", comentou o prefeito.

Encerrando os discursos o governador Reinaldo destacou a parceria com a bancada federal de MS, que fez emendas impositivas, de bancada e individual possibilitando que o Governo do Estado, com contrapartida, pudesse adquirir as patrulhas mecanizadas que estão sendo entregues aos municípios. "Estamos governando para as pessoas, não para partidos", observou.

Azambuja confirmou que é parceiro na causa da liberação do selo de inspeção, inclusive, citou a possibilidade de regulamentar um selo que seja de alcance federal. "Precisamos ter competitividade, para isso, estamos atuando para organizar o sistema produtivo e acessar o mercado das grandes redes. É inconcebível ainda comprar grande quantidade de hortifrutigranjeiros de outros estados. Estamos enfrentando os desafios e contamos com o apoio da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, dentre eles, para as questões de regularização fundiária em áreas de assentamentos".

O governador apontou a necessidade de se trabalhar com as associações e cooperativas para a produção. "Produzir e comprar sozinho fica muito caro. Precisamos comprar os insumos e vender juntos, assim agregamos valor ao produto, por isso, estamos aqui hoje na terceira etapa de entrega de tratores e equipamentos, onde entregaremos no total 189 patrulhas mecanizadas e 1.100 equipamentos. É desta forma que estamos atuando para atacar três frentes, visando melhorar o solo, garantir assistência técnica, para a verticalização através da agroindustrialização. Contamos com a parceria da bancada federal e, para este ano, já temos mais R$ 29 milhões para continuar investindo na compra de mais maquinários. Para isso, a partir do mês que vem já estaremos recebendo, individualmente, prefeitos e lideranças do setor, que deverão apontar quais são as prioridades".

Durante entrevista coletiva a imprensa, o governador Reinaldo confirmou a meta de pavimentar a Estrada Parque de Itaquiraí, a MS 488 que dá acesso à Praia da Amizade, e antigo porto Santo Antônio. "Determinação a realização de um projeto e, após este levantamento técnico saberemos os custos desta obra para fazermos a programação. Atualmente, estamos realizando o cascalhamento desta estrada", respondeu Azambuja. (Texto: Roney Minella – Decom Prefeitura de Itaquiraí).

 


Fonte: Roney Minella - Decom Itaquiraí