Sexta-Feira, 29 de Marco de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Klein e outros vereadores pedem horário especial nos postos de saúde


Vereador doutor Antônio Carlos Klein, da bancada do PV foi o autor da Indicação subscrita por outros edís. (FOTO: Jota Oliveira)

Ao participar da primeira sessão ordinária de 2019 realizada pela Câmara Municipal de Naviraí na manhã desta terça-feira (05), sob a presidência do novo titular do cargo, vereador Simon Rogério Freitas Alves da Silva, o vereador doutor Antônio Carlos Klein (PV), apresentou de sua autoria a Indicação protocolada sob o nº 02/2019, solicitando que a Mesa Diretora fizesse o encaminhamento de expediente endereçado ao prefeito doutor José Izauri de Macedo, com cópias para Welligton de Mattos Santussi (Saúde) e Milena Cristina Feuser (Administração), solicitando o prolongamento do horário de atendimentos à população no Centro de Saúde do Varjão todos os dias até as 22 horas e ou nos Postos de Saúde dos bairros mais populosos com mais demanda (Jardim Paraíso, Boa Vista, Sol Nascente e Harry Amorim).

Doutor Klein apresentou a presente Indicação tendo como subscritores os seguintes vereadores: Luiz Alberto Ávila da Silva Júnior (Júnior do PT), Claudio Cezar Paulino da Silva (Fi da Paiol), Lourdes Elerbrock (Lourdes Virote) e Rosangela Farias Sofa (Rosangela da Refrigeração).

 

JUSTIFICATIVAS

Ao apresentar suas justificativas devido à sua iniciativa, o vereador doutor Klein disse que “todo o atendimento de saúde, proporcionado à população, após o horário normal de atendimento nos PSFs – Postos de Saúde, é feito no Hospital Municipal. Isso faz com que o mesmo fique sobrecarregado, prejudicando o atendimento às pessoas. Verifica-se que muitas pessoas que procuram o Hospital são portadoras de problemas de saúde que podem serem atendidas nos postos de atendimento à saúde básica – PSFs, ficando o Hospital sem sobrecarga de demanda de pacientes, podendo proporcionar um melhor atendimento aos casos mais graves”, disse o vereador proponente.

Klein afirmou também para justificar seu pedido que “verifica-se, também, que muitas pessoas procuram o Hospital depois que retornam de seus trabalhos, sendo esse um dos motivos do aumento de demanda após as 18 horas. Se o atendimento nos Postos de Saúde for feito em horário noturno, com certeza os trabalhos e atendimentos no Hospital serão mais céleres e quem vai ganhar com isso é a população de nossa cidade”, ressaltou ele.

O vereador ainda justificou que “Já é comum, em outras cidades do País, o atendimento na saúde básica ser feito em horário prolongado, à noite, podendo o Posto de Saúde atender no sistema de UPA – Unidade de Pronto Atendimento”, justifica o ele sua iniciativa.

Ao concluir suas justificativas afirma que “sabe-se que o Centro de Saúde Antonito Pires de Souza (Posto do Varjão) apresenta condições estruturais e de equipamentos para fazer tal atendimento, ou, para facilitar ainda mais o acesso da população, fazer o atendimento noturno nos Postos de Saúde dos bairros mais populosos”, diz ele.


Fonte: Jota Oliveira - Naviraí Notícias