Quinta-Feira, 28 de Marco de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

IFMS abre inscrições para Mestrado em Educação Profissional


Curso é gratuito e oferece 24 vagas em Mato Grosso do Sul. Prova será aplicada em maio
O curso de Mestrado em Educação Profissional tem inscrições abertas no IFMS. (FOTO: Reprodução)

 

A partir deste sábado, 2 de fevereiro, estarão abertas as inscrições no Exame Nacional de Acesso ao mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), com ingresso em 2019.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente no Sistema de Inscrições, na página do Programa, até o dia 7 de março. A taxa é de R$ 70,00 e pode ser paga até o dia 8.

Em Mato Grosso do Sul, a oferta é de 24 vagas, sendo metade para servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e a outra metade para público externo - destas, uma é reservada para candidato com deficiência, comprovada por meio de laudo médico, e duas para candidatos pretos, pardos ou indígenas.

O curso é oferecido no Campus Campo Grande do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

Isenção - Candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que sejam membros de família de baixa renda têm direito à isenção do pagamento da taxa.

A solicitação precisa ser feita entre os dias 2 e 12 de fevereiro, no ato da inscrição, de acordo com as instruções do edital, disponível na página do ProfEPT, no site do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), instituição que coordena o curso.

Exame -  Será composto por uma prova objetiva contendo 50 questões de múltipla escolha, acerca das Bases Conceituais e Históricas da Educação Profissional e Tecnológica, Metodologias de Pesquisa e Teorias e Práticas de Ensino e Aprendizagem, conforme a bibliografia divulgada.

A prova será aplicada no dia 5 de maio, de acordo com o cronograma do processo seletivo.

Já o início das aulas está previsto para agosto, sempre às segundas-feiras, no período da manhã, tarde e noite.

Curso - Tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica para a produção de conhecimento e desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado.

As linhas de pesquisa do mestrado são:

Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica: trata dos fundamentos das práticas educativas e do desenvolvimento curricular na Educação Profissional e Tecnológica, em suas diversas formas de oferta, a partir de uma abordagem inclusiva, interdisciplinar, em espaços formais e não formais, em conformidade com a perspectiva do trabalho como princípio educativo e do currículo integrado;

Gestão e Organização do Espaço Pedagógico em Educação Profissional e Tecnológica: trata dos processos de gestão e organização do espaço pedagógico que contribuam diretamente com os processos de ensino, com foco nas estratégias transversais e interdisciplinares que possibilitem formação integral e significativa do educando.

A entrega e a defesa pública de um produto educacional em Educação Profissional e Tecnológica, conforme definição da área de Ensino da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é item obrigatório para a conclusão do mestrado.

Mais informações sobre o curso estão disponíveis na página do Mestrado Profissional do Campus Campo Grande.

Em caso de dúvidas, o contato com a coordenação do curso no IFMS pode ser feito pelo e-mail profept@ifms.edu.br. (Texto: Ascom IFMS).

 


Fonte: Ascom IFMS