Quinta-Feira, 02 de Maio de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Calor é o maior adversário para pilotos que vão correr em Campo Grande


Neste sábado, a máxima em Campo Grande foi de 35°C com sensação térmica beirando os 40°C

 

Carros na pista durante classificação neste sábado (Foto: Paulo Francis)

Após cinco anos, o autódromo internacional de Campo Grande voltou a receber as competições da Nascar Brasil, Copa Truck e Copa Hyndai HB20, reunindo pilotos das melhores categorias de todo o país. A corrida acontece neste domingo (17), mas no sábado acontecem os treinos livres e classificação das categorias.

Para além dos problemas mecânicos enfrentados por alguns pilotos, o calor foi o maior adversário entre todos. Isso porque na tarde deste sábado (16), a máxima na Capital alcançou os 35°C com céu totalmente aberto e nenhuma gota de chuva para amenizar as altas temperaturas.

Vindo da cidade de Petrópolis (RJ) e acostumado com os termômetros lá em cima, o piloto Thiago Rizzo, competindo pela Copa Truck contou que vinha com uma evolução boa nos treinos, mas hoje durante a classificação um problema no módulo o fez ser desclassificado.

Apesar do obstáculo, Thiago disse que nada vai impedi-lo de amanhã realizar uma corrida boa. “É fazer uma corrida de recuperação para concluir o máximo, que foi a receita que eu tive no ano passado. Eu entrei no campeonato com esse objetivo de fazer os 25 pontos por etapa e consegui me consagrar campeão da categoria super. Então esse ano eu vou tentar repetir essa receita”, destacou.

Primeira vez competindo em Campo Grande, mas não no Estado, uma vez que já correu no Rally dos Sertões, para o fluminense, a Capital tem recebido muito bem todos os participantes do evento.

“O Autódromo eu não conhecia, primeira vez aqui, participando em corrida de asfalto, mas estou gostando bastante do traçado. O calor é o que está mexendo com a gente, o maior oponente é o calor”, brincou.

Da mesma forma pensa o empresário e também piloto, Edson Leandro dos Reis, de Curitiba (PR), que apesar de conhecer toda a parte administrativa da competição, trabalhando nos bastidores, agora também enfrenta os desafios de quem fica dentro do carro.

“Foi a primeira vez que eu vim para cá, a primeira vez nesta pista que eu achei um traçado fantástico, muito técnico, difícil. Espero que a gente continue todos os anos voltando porque eu gostei bastante. Nosso carro é bem fechado, então sim, o calor é um adversário. Mas é o que eu falo, é quente para todo mundo. Então todos estão passando calor, tendo que se hidratar muito e faz parte. Que vença melhor,”, declarou.

Para o estreante nas pistas pela Copa Truck, Lucas Bornmann, também da cidade de Curitiba (PR), e competindo com um caminhão montado em tempo recorde, em pouco mais de 70 dias, a mudança de categoria é um desafio e tanto, mas as expectativas pelo melhor seguem altas.

“A gente teve alguns problemas técnicos que já esperava enfrentar. Com isso eu não consegui ainda andar muito no caminhão, sentir ele. Então a ansiedade está maior que a expectativa por enquanto. A ansiedade de poder dar mais algumas voltas, de conseguir largar a primeira vez. Mas vamos lá, vai ser um desafio para a temporada toda. Eu sabia que não ia ser fácil”, disse.

Correndo pela segunda vez na Capital sul-mato-grossense, quando em 2019 estreou pela Copa HB20 e garantiu o terceiro lugar, Lucas espera alcançar o mesmo feito e garantir uma vaga no pódio neste domingo (17).

“Hoje na classificação a gente saiu aqui com 60°C de temperatura na pista. Isso para o pneu, para o freio e para o motor é muita temperatura, é algo que vai judiar. Mas também é algo que a gente vai poder usar como estratégia, porque quem souber poupar para o fim da corrida vai se dar bem com certeza”, finalizou.

Programação - Os portões do Autódromo Internacional de Campo Grande abrem às 7h para o público. Confira os horários:

08h00 - NASCAR Brasil - Warm Up

08h20 - Copa Truck - Warm Up

09h08 - NASCAR Brasil - Corrida 1 (25 min + 1 volta)

10h00 - Visitação aos Boxes e Desfile de Caminhões

11h30 - Copa Truck - Corrida 1 (25 min + 1 volta)

12h00 - Copa Truck - Corrida 2 (25 min + 1 volta)

13h18 - NASCAR Brasil - Corrida 2 (25 min + 1 volta)

14h18 - Copa Hyundai HB20 - Corrida 2 (25 min + 1 volta)

15h30 - Ação promocional. (Com informações Campo Grande News).


Fonte: Campo Grande News