Domingo, 28 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Saúde de Naviraí reforça importância adesão às campanhas vacinação


 

A Prefeitura de Naviraí, por intermédio da Gerência de Saúde, tem trabalhado para garantir a imunização da população. Colocar as vacinas em dia é uma forma de evitar doenças como a febre amarela, tétano, coqueluche, hepatite B, sarampo e rubéola, tuberculose, poliomielite, difteria, meningite, caxumba e Covid, entre outras.

Através de campanhas de vacinação, a Gerência Municipal de Saúde tem buscado conscientizar e incentivar as pessoas a receberem as doses necessárias para se protegerem e também contribuírem para a redução da disseminação de vírus causadores de doenças diversas.

Em entrevista concedida na segunda-feira (22/01), na Rádio Karandá FM, o gerente de Saúde Márcio Grei de Figueiredo esclareceu que neste início de ano, Naviraí registrou 62 casos de Covid-19, sendo: 09 casos na primeira semana de janeiro, 17 na segunda e 36 na terceira semana. “Os números que constam no boletim da SES (423), referem-se a casos represados de anos anteriores que aguardavam resultados. No entanto, recomendamos que a população coloque a vacinação em dia, pois mesmo a vacina estando disponível em todos os Postos de Saúde, quanto menor a idade, menos adesão tem tido a vacina”, explicou o Gerente de Saúde.

De acordo com os dados mais recentes, em Naviraí 78,68% da população recebeu a segunda dose da vacina contra Covid. Analisando os dados por faixa etária, observamos que a adesão à vacina aumenta gradualmente entre os grupos mais velhos. Por exemplo, 7% das pessoas de 18 a 19 anos se vacinaram, enquanto 26,4% das pessoas com idade entre 70 e 74 anos foram imunizadas. É encorajador ver que quase metade (49,7%) das pessoas de 75 a 79 anos receberam a vacina, assim como 32,5% das pessoas com 80 anos ou mais.

Os dados apontam ainda que 39,11% das pessoas em Naviraí tomaram a terceira dose da vacina, e apenas 9,49% receberam a quarta dose do imunizante. Essas doses adicionais têm como objetivo fortalecer a resposta imunológica e oferecer maior proteção, especialmente para os grupos mais vulneráveis.

A vacina está disponível para a população em todos os Postos de Saúde de Naviraí e é importante destacar que há um desafio em relação a adesão à vacinação entre os mais jovens. Os dados atuais revelam que, quanto menor a idade, menor tem sido a adesão à vacina. Apenas 0,5% das crianças e jovens de 12 a 17 anos se vacinaram até o momento.

Essa baixa adesão entre os mais jovens é preocupante, pois eles também podem ser afetados pela doença e transmiti-la para outras faixas etárias mais vulneráveis, como os idosos e as demais pessoas que pertencem aos grupos de risco. Portanto, é fundamental que os pais e responsáveis incentivem e apoiem a vacinação de seus filhos.

A Gerência de Saúde da Prefeitura de Naviraí reforça a importância de cada indivíduo se informar sobre a vacina, conversar com profissionais de saúde e tomar a decisão de se vacinar, levando em consideração os benefícios para si mesmo e para a comunidade como um todo. (Com informações site Prefeitura de Naviraí).

 

 


Fonte: site Prefeitura de Naviraí