Sábado, 27 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Governo lançará aplicativo que bloqueia celulares furtados


Bloqueio poderá ser feito por contatos autorizados e também pelo próprio usuário
Aparelhos celulares e baterias amontoados. (Foto: Arquivo/Luciano Muta)

O Governo Federal anunciou que lançará nesta terça-feira (19) uma medida que promete bloquear de forma mais rápida celulares roubados ou furtados. O anúncio foi oficializado pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli.

"Vamos lançar na próxima terça-feira uma iniciativa que transformará os celulares roubados num pedaço de metal inútil. Com apenas um clique, a vítima enviará um aviso simultaneamente para a Anatel, para os bancos, para as operadoras de telefonia e para os demais aplicativos", escreveu Cappelli em sua conta no X (antigo Twitter).

A ideia é lançar um aplicativo e um site onde o usuário poderá cadastrar previamente seu celular para que, em caso de furto ou roubo, pessoas de confiança consigam bloquear o aparelho.

O serviço terá como responsabilidade a coleta de informações pertinentes ao aplicativo e a comunicação aos participantes quando solicitado pelo usuário. A iniciativa é uma parceria com Anatel, Febraban (Federação Brasileira de Bancos), ABR Telecom, encarregada do recebimento das comunicações enviadas pelo usuário para bloqueio do terminal telefônico em até um dia útil após a comunicação, e com os bancos Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, Inter, Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo) e Sicoob (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil).

Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em julho, o Brasil registrou um crescimento de 16,6% de furtos e roubos de telefones celulares no período de um ano, saindo de 853 mil casos em 2021 para 999,2 mil ocorrências no ano passado. (Com informações Campo Grande News).


Fonte: Campo Grande News