Sábado, 27 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Indígenas denunciam ataque armado de seguranças


De acordo com o Cimi, ataque ocorreu na tarde de sábado em Iguatemi
Indígenas do tekoha Pyelito Kue, novembro de 2023 (Foto: Tiago Miotto/Cimi)

Indígenas Guarani e Kaiowá, de tekoha Pyelito Kue/Mbaraka'y, denunciam novo ataque por seguranças armados na Fazenda Cachoeira, em Iguatemi, município localizado a 412 km de Campo Grande, na tarde de sábado.

De acordo com o Cimi (Conselho Indigenista Missionário), na madrugada do mesmo dia um grupo de indígenas da comunidade ocupou uma área de mata no interior da fazenda, de 2,3 mil hectares, e que, segundo o Cimi, está sobreposta a Terra Indígena Iguatemipegua I, que compreende os tekoha Pyelito Kue e Mbaraka'y.

A área de mata ocupada por cerca de 30 indígenas, entre homens, mulheres e crianças, é chamada pelos Guarani e Kaiowá de “Tororõ” e corresponde a uma pequena área da fazenda.

Segundo o Cimi, as Defensorias Públicas da União e do Estado de Mato Grosso do Sul, o Ministério Público Federal e a Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) já foram acionadas.

A retomada e o novo ataque ocorrem quase um mês depois das agressões contra o jornalista canadense Renaud Philippe e a cineasta e antropóloga Ana Carolina Mira Porto. Eles foram agredidos e roubados enquanto apuravam uma sequência de ataques contra retomada de uma área de mata da Fazenda Maringá, também em Iguatemi.

Membros da comunidade relataram agressões e ameaças. Contaram ainda que quatro integrantes do grupo foram mantidos por horas em cárcere. Após o ataque, membros da Força Nacional foram encaminhados para a região e a Polícia Federal passou a investigar o caso. (Com informações Campo Grande News).


Fonte: Campo Grande News