Quinta-Feira, 02 de Maio de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Veja como votar para diretores da rede estadual nesta quinta


Campanha eleitoral encerrou ontem e a votação acontece hoje, nas unidades escolares, das 8h às 21h
Aluna de escola estadual antes da pandemia (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

Nesta quinta-feira (30), 313 escolas estaduais em Mato Grosso do Sul vão eleger seus novos diretores e diretores adjuntos, que atuarão ao longo de quatro anos. Ao todo, são 769 candidatos, entre inscritos individuais (158) e chapas concorrentes (344), distribuídos nos 79 municípios do estado. A votação acontecerá na própria unidade escolar, das 8h às 21h.

A campanha eleitoral encerra nesta quarta-feira (29), conforme o cronograma estabelecido pela SED (Secretaria Estadual de Educação). É importante ressaltar que qualquer descumprimento do prazo estipulado ou das regras para a campanha poderá levar à nulidade da inscrição e à retirada do candidato ou chapa do processo eleitoral. As denúncias serão analisadas pela Comissão Escolar.

Na Capital, das 62 escolas estaduais, 20 irão passar por disputa eleitoral entre duas ou mais chapas. As escolas estaduais Profª Élia França Cardoso e Blanche dos Santos Pereira terão quatro chapas em disputa. Já a Escola Estadual Manoel Bonifácio Nunes da Cunha terá três chapas.

Em 17 escolas estaduais de Campo Grande, a disputa eleitoral será entre duas chapas, nas seguinte instituições: EE Dr. Arthur de Vasconcellos Dias; EE Elvira Mathias de Oliveira; EE João Carlos Flores; EE José Antônio Pereira; EE José Ferreira Barbosa; EE Lino Villacha; EE Luisa Vidal Borges Daniel; EE Prof. Emygdio Campos Widal; EE Prof. Henrique Ciryllo Corrêa; EE Profª Alice Nunes Zampieri; EE Profª Delmira Ramos dos Santos; EE Profª Joelina de Almeida Xavier; EE Profª Maria Rita de Cássia Pontes Teixeira; EE Profª Thereza Noronha de Carvalho; EE Teotônio Vilela; EE Vespasiano Martins; e EE Orcírio Thiago de Oliveira.

Votação - A votação será organizada e supervisionada pela Comissão Escolar e acontecerá de forma contínua, sem interrupções nas atividades escolares regulares. Todos os membros da comunidade escolar, incluindo pais, responsáveis, alunos, professores, coordenadores e administrativos, estão habilitados a exercer seu direito de voto.

A dinâmica do processo eleitoral segue a distribuição proporcional de votos entre os diversos segmentos da comunidade escolar. Os servidores efetivos, incluindo professores, especialistas de educação e servidores administrativos em exercício na unidade escolar, representam 50% do peso total dos votos.

Entretanto, aqueles em licença sindical ou que tenham desfrutado de licença superior a 90 dias nos 180 dias anteriores à eleição estão excluídos, com uma ressalva para a licença gestante.

Estudantes matriculados a partir do 8º ano e pais ou representantes legais têm, respectivamente, 25% cada um na composição do resultado final. Cabe ressaltar que, no caso dos pais ou representantes legais, apenas um deles exercerá o direito de voto, independentemente do número de filhos matriculados na escola.

É importante destacar que o processo eleitoral para diretores ocorre em 90% das escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. São dispensadas da realização das eleições as unidades confessionais; as que ofertam, exclusivamente, educação para as pessoas privadas de liberdade; escolas cívico-militares; indígenas e o Centro Estadual de Formação de Professores Indígenas; centros de educação infantil; centros estaduais de educação de jovens e adultos; e os Centros de Formação de Docentes; e Centro de Apoio Educacional da SED.

Apuração - Após o encerramento da votação, às 21h (horário de MS), as urnas serão abertas na presença dos candidatos e fiscais, os votos serão contados, e os resultados serão inseridos no SAE (Sistema de Apuração de Eleições). O sistema calculará automaticamente a proporcionalidade para determinar o resultado final. (Com informações Campo Grande News).

 


Fonte: Campo Grande News