Sábado, 04 de Maio de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

2º Mundo Petro apresenta panorama mercado de combustíveis no Brasil


Nos dias 21 e 23 de novembro, o TRR Copasul, unidade da cooperativa de revenda de combustíveis, aditivos, lubrificantes e graxas para frotas a diesel, vai realizar a segunda edição do evento Mundo Petro em duas ocasiões: Maracaju e Naviraí, respectivamente.

O objetivo do Mundo Petro 2023, conforme destacou o gerente da unidade de negócios, Cesar Mochi Neto, é oferecer aos cooperados informações sobre o mercado de combustíveis no Brasil e suas tendências em todo o mundo. Mochi salientou ainda que a intenção é que todos saiam do evento com um conhecimento mais aprofundado sobre o assunto, auxiliando nas tomadas de decisão relacionadas às operações agrícolas envolvendo a frota de veículos e maquinários.

Para falar sobre o tema, o executivo de vendas sênior Rafael Lima e Silva, da Vibra Energia, distribuidora licenciada da Petrobras, vai apresentar a palestra “Panorama do Mercado de Combustíveis no Brasil e Tendências”.

Entre os tópicos a serem abordados está o PPI - Preços de Paridade de Importação, um indicador cujo impacto ao produtor será explicado pelo executivo no Mundo Petro. “Desde a abertura do mercado brasileiro à importação de combustíveis em 2016, o PPI é uma importante ferramenta de decisão de para as empresas comercializadoras de combustíveis, sejam elas, distribuidoras, tradings, TRR ou postos”, detalhou.

“Recentemente, em maio de 2023, a Petrobras passou a praticar preços de diesel e gasolina mais competitivos no Brasil, preços que atualmente têm ficado abaixo do PPI do diesel e da gasolina, com a finalidade de aumentar a utilização dos ativos de refino e melhorar resultados a seus acionistas, dentre eles o Governo Brasileiro. Porém, o mercado de derivados de petróleo é dinâmico e está em constante mudanças, de forma que é necessário avaliar as tendências macroeconômicas”, acrescentou Rafael, adiantando um dos assuntos de sua palestra no evento.

A escassez pontual de combustíveis no mercado durante os picos de demanda, como na época de colheita, também será esclarecida pelo executivo de vendas. De acordo com o especialista, a falta de diesel ocorre quando o preço do combustível no Brasil é menor do que o Preço de Paridade de Importação (PPI), criando uma situação de paridade negativa.

Essa condição resulta em pressão nos estoques de Diesel S10, um tipo mais moderno de diesel com menor teor de enxofre, porque o Brasil não produz o suficiente desse tipo de combustível e depende da importação. A falta de Diesel S10, por sua vez, leva à falta de Diesel S500, o tipo mais comum, quase simultaneamente, resultando em uma escassez generalizada de diesel, especialmente em épocas de safra.

“Como há várias camadas de agentes na estrutura do mercado [...], o consumidor final que abastece o seu veículo no posto ou o produtor rural que abastece seus equipamentos com o TRR visualizam todos os efeitos do mercado em seu preço final. [...] No 2º Mundo Petro, vamos verificar como o mercado de combustíveis é competitivo no Brasil e como cada agente tem sua relevância”, indicou Lima e Silva.

Outra questão a ser levantada na palestra é o impacto do uso de biodiesel no combustível. “O programa de biodiesel brasileiro foi retomado nos últimos tempos como uma das estratégias para honrar os compromissos de redução de emissões gasosas e carbono na atmosfera assumidos em acordos internacionais [...]. Cabe destacar que o aumento do percentual tem pressionado os preços para cima [...]. Há perspectivas para se elevar até 20% da mistura no longo prazo, porém, alguns desafios adicionais se colocam para o mercado, como veremos no 2° Mundo Petro”, anunciou Rafael.

No dia 21/11, o encontro no 2º Mundo Petro está marcado para as 19h15, no Recanto Festas & Eventos, em Maracaju. Já no dia 23/11, o evento será realizado em Naviraí, no mesmo horário, na Arec, a Associação Recreativa e Esportiva Copasul. “É um evento elaborado com muita atenção e alto nível de informação do mercado de combustíveis. Vamos aproveitar também para tirar dúvidas sobre a realidade do combustível hoje no Brasil”, reforçou Cesar Mochi Neto.

As inscrições poderão ser feitas no local do evento, mas é possível confirmar presença antecipadamente pelo link a seguir:

+ Mundo Petro 2023: Inscrições. (Texto: José Neto – Ascom Copasul).

 


Fonte: José Neto - Ascom Copasul