Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Estratégias de manejo que possibilitam redução no uso de agrotóxicos


Estratégias de manejo que possibilitam redução no uso de agrotóxicos foi tema de debate em Fórum realizado em Dourados. (FOTO: Suelma Bonatto)

 

Cerca de 120 pessoas, entre estudantes, produtores rurais, técnicos da assistência rural, representantes de instituições públicas, pesquisadores e professores participaram do evento que destacou a importância das abelhas nas lavouras de soja, uso do controle biológico e MIP.

“As abelhas podem contribuir com o aumento da produtividade nas lavouras de soja”, esse foi um dos resultados da pesquisa apresentada na palestra de abertura do Fórum Douradense - Manejo de Pragas: gargalos e ações para o seu incremento. A declaração foi feita pelo pesquisador da Embrapa Soja, Décio Luiz Gazzoni, que falou sobre Soja e as Abelhas. O pesquisador explicou que existe um processo de ganha-ganha no cultivo de abelhas junto com as lavouras de soja, onde ganha o apicultor, que produz mais mel; bem como o agricultor, que produz mais soja. Segundo ele, para o sucesso da atividade de forma conjunta é preciso redesenhar esse agroecossistema, por meio de investimentos em boas práticas agrícolas e apícolas, além de uso de Manejo Integrado de Pragas (MIP), entre outros tecnologias, que poderão proporcionar grandes avanços nesse processo de produção integrada.

O presidente da Associação de Produtores de Mel de Dourados (Promel), que também é engenheiro agrônomo, produtor rural e apicultor há cerca de 28 anos, José Renato Cavalheiro, salienta os benefícios mútuos de trabalhar com as duas atividades de forma simultânea. Segundo ele, é possível produzir mel de qualidade com a cultura da soja e aumentar a produtividade das lavouras. “É visível o aumento na produção de grãos. Porém, o sucesso nas duas atividades simultâneas exige conhecimento técnico e adequação das culturas e práticas agrícolas. O repasse de informações é fundamental para o êxito de ambas atividades, dessa forma o apicultor não corre o risco de perder seus enxames de abelhas e, consequentemente, suas colmeias. É possível consorciar e trabalhar as duas atividades sem danos a nenhuma delas”, destaca ele. Ele informou ainda que atualmente, existem 18 associados na Promel.

Sobre o Fórum - O Procurador da República no município de Dourados, Marco Antônio Delfino de Almeida, salientou que o Fórum Douradense é um oportunidade para debates e trocas de informações para busca de soluções conjuntas. “Conciliar interesses em prol da produção agrícola pujante e em consonância com outras atividades rurais, tais como: apicultura, aquicultura, sericicultura, orgânicos, entre outras, é um dos alvos desse evento, especialmente proporcionando ganhos tanto para os produtores quanto para o meio ambiente”, concluiu o procurador.

O Chefe Geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Guilherme Lafourcade Asmus, destacou a relevância da agricultura que é o carro chefe da nação brasileira e acrescentou que “o MIP é um dos caminhos que podem contribuir com a sustentabilidade dos sistemas produtivos que buscam a excelência dos processos, minimizando possíveis impactos negativos”.

Para o engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar da Prefeitura Municipal de Dourados, Marcelo Tibúrcio Rezende, o evento foi bastante eficiente, reunindo informações relevantes e salutares sobre os sistemas produtivos. “O ponto forte do evento foi a sincronia entre os assuntos tratados, onde uma palestra foi complementando a outra e que trouxeram esclarecimentos importantes. Além disso, a heterogeneidade do público possibilitou a pulverização das informações para diferentes segmentos do setor agropecuário”, destaca Rezende.

Avanços do Plano Estadual - O professor da UFGD, Fabricio Fagundes Pereira, apresentou detalhes do Plano Estadual de Controle Biológico. Ele destacou as urgências para o avanço do Plano, dentre elas: a necessidade do comitê executivo do plano de realizar reuniões mensais, buscar apoio junto ao Governo do Estado, parcerias com empresas e produtores, incentivo a instalação de biofábricas no MS, além de campanhas demonstrando a importância do monitoramento de pragas e do reconhecimento do papel dos agentes de controle biológico e polinizadores. “É preciso compreender que os agentes biológicos estão prestando um serviço para o equilíbrio natural do agroecossistema”, explicou Pereira. Segundo ele, um dos frutos do Plano Estadual de Controle Biológico é que o Mato Grosso do Sul já dispõe de tecnologia para monitorar a população de percevejos nas lavouras de soja, denominado Patrulha Percevejo.

Pereira falou ainda sobre os desafios para adoção do controle biológico, tais como: tempo de prateleira dos inimigos naturais, sincronismo com o surgimento da praga, a especifidade da fase da praga, impactos endafoclimáticos, fortalecimento do MIP e do monitoramento, importância de instalação de empresas nessa área, escala de produção de produtos biológicos e de suas armadilhas. “As mudanças necessárias passam por uma visão sistemática do agroecossistema, que demanda monitoramento ao longo de todo o ano e prevenção. Conhecimento, monitoramento e planejamento são palavras chaves para os produtores interessados em adotar o MIP e obter sucesso no seu uso. Outro ponto desafiador é que não se pode ter uma visão pontual do negócio, somente da sua propriedade, é preciso unificar a região como um todo, fomentando o uso da mesma tecnologia de controle biológico, inclusive contando com um sistema de alerta que evite que o problema se espalhe”, destacou.

Em sua apresentação, o professor ressaltou ainda que o MIP pode ser utilizado em diversos segmentos produtivos, como: sucroalcooleiro, florestal, produção de grãos soja e milho, cultura do algodão e setor pecuário. “As soluções estão disponíveis para serem incorporadas pelo sistema produtivo”, concluiu.

Experiências - O Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Agropecuária Oeste, Harley Nonato de Oliveira, destaca o sucesso do evento “foi muito oportuno e importante conversar sobre Manejo Integrado de Pragas (MIP), especialmente pela fase em que se encontram os plantios de soja”. Oliveira enfatizou a importância do depoimento do produtor Ake, apresentado no evento, em que destacou a importância de se fazer o MIP e, especialmente, da incorporação do controle biológico como uma das principais táticas de controle.

Segundo Oliveira, para que o produtor possa utilizar o MIP com segurança é importante difundir esse conhecimento, mostrar os ganhos ambientais e econômicos e contar com depoimentos de quem está utilizando, pois demonstra que essa forma de manejo é viável e, possível, de ser incorporado ao sistema de produção, trazendo o retorno econômico que se espera, além de ganhos ao meio ambiente. “Vimos que houve uma grande adesão e participação no Fórum e as boas impressões nos motivam a intensificar essas oportunidades para discutir e fortalecer a utilização do MIP”, concluiu Oliveira.

O produtor rural de Maracaju Ake Bernhard Van Der Vinne, participou do evento e fez um depoimento sobre sua experiência com MIP. Segundo ele, que produz soja há 42 anos, é preciso que os técnicos da assistência rural estejam ainda mais alinhados com os princípios do MIP, pois são eles que estão em contato direto com os produtores e finalizou “todos os produtores tem a responsabilidade de procurar formas de reduzir o uso dos produtos químicos e adotar o uso dos produtos biológicos. O Manejo Integrado de Pragas (MIP) é uma alternativa segura para essa mudança e que, no meu caso, tem gerado resultados positivos”.

O evento - O Fórum Douradense - Manejo de Pragas: gargalos e ações para o seu incremento aconteceu na terça, 4 de dezembro, no auditório da Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados. O evento reuniu cerca de 120 pessoas, entre produtores, técnicos da assistência técnica, representantes de órgãos públicos, professores, pesquisadores e estudantes. O Fórum foi uma realização do Ministério Público Federal, da Prefeitura Municipal de Dourados, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e da Embrapa Agropecuária Oeste, além de contar com apoio da Koppert, Legado Pesquisa e Consultoria, Binatural e Lecobiol.

PalestrantesAlém do pesquisador da Embrapa Soja, também apresentaram palestras, o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Crébio José Ávilla, que falou sobre o Case de Sucesso sobre o Manejo Integrado de Pragas em Lavouras de Soja (MIP), saiba mais sobre o assunto, nessa matéria (https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/39653077/manejo-integrado-de-pragas-poderia-economizar-r4-bilhoes-na-producao-nacional-de-soja). A Koppert também fez uma apresentação sobre o assunto. Samir Oliveira Kassab, da Legado Pesquisa e Consultoria falou sobre Controle Biológico e Manejo Moderno de Pragas. Depois todos participaram de uma mesa redonda sobre o tema.

 

AUTORA: Christiane Congro Comas - Embrapa Agropecuária Oeste - Fone: 3416-6884 – E-mail: agropecuaria-oeste.imprensa@embrapa.br.

 


Fonte: Ascom Embrapa