Sexta-Feira, 17 de Maio de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

UFGD: Vestibular garante metade das vagas estudantes de escola pública


Quem cursou os três anos do Ensino Médio em escola pública pode concorrer às vagas reservadas (cotas) no Vestibular 2024 da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). As inscrições estão abertas e todos os cursos de graduação ofertados destinam metade das vagas para esse grupo, de forma a cumprir o direito conquistado pela Lei nº 12.711/2012.

Ao escolher o sistema de ingresso por reserva de vagas, o candidato também deverá escolher a faixa de renda per capita em que se enquadra e, em seguida, declarar a sua opção para o item cor/raça, além da possibilidade de informar, se for o caso, se é pessoa com deficiência.

Dessa forma, a distribuição das vagas entre os estudantes que vieram de escola pública busca garantir acesso para quem tem renda igual ou menor que um salário mínimo e meio por pessoa da família – outra parte das vagas é destinada a quem tem renda maior – e também respeita a proporção racial do último censo sobre a população de Mato Grosso do Sul, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): a soma de indígenas e negros (pretos/pardos) é de 51,95% e a de pessoas com deficiência é de 21,48%.

Além das vagas reservadas pela Lei nº 12.711/2012, a UFGD criou, através da Resolução do Conselho Universitário nº. 171, de 03 de setembro de 2018, a reserva de uma vaga do acesso universal por curso para ser ocupada por candidatos indígenas, vindos de escola pública ou privada.

Para comprovar que fazem parte desses grupos com direito às vagas reservadas, durante o período da matrícula, os aprovados precisarão apresentar documentos e seguir os procedimentos listados no Edital de Divulgação PROGRAD n.º 32. (Com informações Dourados News).

 

 


Fonte: Dourados News