Terca-Feira, 16 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

MS bate recorde com 140 mil hectares a mais de área de soja


Estado atingiu 98,1% do esperado para o plantio de soja na safra atual; crescimento é comemorado
Plantação em MS registra um aumento de 140 mil hectares de área planta nesta safra 2018/2019. (Foto: Semagro)

Mato Grosso do Sul já atingiu 98,1% do esperado para o plantio de soja na safra 2018/19, de acordo com levantamento da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar). A porcentagem representa um total que deve chegar a 2,84 milhões de hectares, 140 mil a mais em relação a safra anterior.

Os números fazem parte do relatório do Serviço de Informação Geográfica do Agronegócio, desenvolvido em parceria com Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul Federação da Agricultura e Pecuária de MS.

“São 140 mil hectares de crescimento, um recorde em termos de área plantada em Mato Grosso do Sul, chegando a 2,84 milhões hectares no total. Essa expansão, que já é verificada há quatro anos, tem ocorrido essencialmente em áreas de pastagem que foram convertidas em área para a agricultura. Isso ocorre graças às pesquisas e à tecnologia aplicada ao campo, o que possibilita ainda que essas novas lavouras possam render até duas safras por ano, intercalando a soja e o milho”, comenta o secretário da Semagro, Jaime Verruck.

Jaime destaca ainda a produtividade do grão. “Se mantivermos os mesmos índices do ano passado, quando foram colhidos até 59 sacos por hectare, chegaremos a uma safra recorde de 10 milhões de toneladas. A estimativa é essa, mas depende de fatores como o clima e outras condições favoráveis. Agora, vamos continuar o monitoramento por meio do Siga e acompanhar as condições da lavoura”, finaliza. (Com informações Campo Grande News).


Fonte: Campo Grande News