Sexta-Feira, 17 de Maio de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

IFMS publica primeira chamada para especialização EaD


Candidatos convocados para curso de Estratégias para Conservação da Natureza devem efetuar a matrícula on-line até dia 12

Foi publicada na terça-feira, 2, a primeira chamada para matrículas dos candidatos do processo seletivo do curso de pós-graduação lato sensu em Estratégias para Conservação da Natureza, ofertada a distância pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

As 360 vagas oferecidas estão distribuídas em 11 polos de ensino, localizados nos municípios de Aparecida do Taboado, Bataguassu, Camapuã, Campo Grande, Chapadão do Sul, Costa Rica, Dourados, Jardim, Miranda, Porto Murtinho e Rio Brilhante.

A relação de candidatos convocados em primeira chamada para matrícula, assim como o edital de abertura do processo seletivo, está publicada na Central de Seleção.

A seleção foi feita por meio de sorteio eletrônico, sendo as vagas prioritariamente destinadas a docentes da educação básica. Profissionais da educação básica que atuem nas funções administrativas ou do ensino superior também puderam participar do certame.

Matrículas – Devem ser feitas no Sistema de Matrícula do IFMS, até dia 12 de maio. Em caso de primeiro acesso, o candidato deve ativá-lo na opção “Ainda não tem Login? Clique aqui para ativar o seu acesso” e seguir as orientações apresentadas.

Após ativar seu acesso, o candidato deve conferir seus dados, a chamada, curso e campus/polo para o qual está apto a solicitar matrícula.

Caso haja alguma informação incorreta, deve enviar um e-mail para cread@ifms.edu.br. Se tudo estiver correto, basta selecionar “Solicitar Matrícula”.

Na sequência, será necessário o preenchimento do Questionário Socioeconômico, caso ainda não o tenha feito.

A próxima etapa é o upload dos documentos listados no edital. É preciso anexar um ou mais arquivos, para as comprovações solicitadas, sempre clicando em “Enviar Comprovante” para o carregamento de cada arquivo.

Ao realizar o upload de todos os documentos, o candidato deve clicar em “Enviar e Finalizar” para encerrar o processo. Ao final do procedimento, um comprovante será exibido.

Documentos – Conforme o edital n.º 16/2023, os documentos solicitados para efetivação da matrícula são:

documento oficial de identificação com foto;

diploma de graduação ou documento que comprove sua conclusão;

uma foto atual digital 3x4 ou selfie (veja orientações no edital);

documento que comprove a atuação na educação básica ou superior.

Toda a documentação deverá ser enviada na forma de arquivo digitalizado, legível e de boa qualidade com, no máximo, 5 megabytes cada, a partir dos documentos originais, sendo aceitas imagens nos formatos .png, .jpg ou .jpeg e textos nos formatos .pdf, .doc, .docx ou .odf.

O edital traz ainda mais detalhes sobre os documentos a serem apresentados, assim como a lista de documentos adicionais para candidatos estrangeiros.

Curso – A pós-graduação lato sensu visa formar especialistas em estratégias para conservação e proteção da natureza, capacitados para analisar e intervir no território nacional, promovendo uma gestão integrada da biodiversidade, com base nos conhecimentos científicos e legais e nos princípios da educação ambiental.

O curso é realizado na modalidade de educação a distância (EAD), com uma disciplina presencial obrigatória. Tem carga horária total de 460h, sendo 400h destinadas às aulas e 60h para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

A duração do curso vai de 18 a 24 meses, tendo início previsto para ocorrer entre 29 de maio e 3 de junho. (Texto: Ascom IFMS).

 


Fonte: Ascom IFMS