Terca-Feira, 16 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Visa destaca ações do controle de vetores no combate à dengue


Vigilância Sanitária através do Controle de Vetores destaca ações realizadas no combate á Dengue
José Pereira quando falava aos demais companheiros de trabalho sobre as ações desenvolvidas em Naviraí. (FOTO: Assessoria)

Recentemente a Vigilância Sanitária através do Núcleo de Controle de Vetores divulgou relatório no 5º Ciclo que corresponde os meses de Setembro e Outubro de 2018.

Segundo o gerente do Controle de Vetores José Pereira da Silva a equipe de 28 Agentes de Endemias que desempenham as atividades de LI+T, tratamento e eliminação de criadouros, borrifação nos pontos estratégicos, coleta das armadilhas (ovitrampas) que esta suspensa no momento, bloqueio mecânico e com equipamento costal, monitoramento do descarte de pneus do eco ponto.

Sendo incluídos: 03 servidores para acompanhamento das atividades (Supervisores), 01 Supervisor Geral, 01 servidora na digitação e Educação em Saúde, 01 servidora na leitura de larvas no laboratório e Educação em Saúde e 01 servidor para Pontos Estratégicos (PE).

Para a visita domiciliar o Controle de Vetores conta com uma equipe de 21 Agentes de Endemias e o município esta com 26.962 imóveis para a visita domiciliar, sendo dividido em 32 micro Áreas para serem feitas dentro do ciclo, restando no momento 10 micro áreas descobertas.

No trabalho de tratamento foram realizadas 15.660 visitas domiciliares entre, residências, pontos estratégicos, comércios, terrenos baldios e outros, sendo trabalhados 58,02% dos imóveis programados a serem visitados e foram encontrados 45 focos do mosquito Aedes Aegypti encontrados.

Imóveis fechados 2.000 e foram recuperadas 645 imóveis, ficando a pendência de 7,67%.

Todas as visitas são realizadas com os agentes treinados para captura de larvas, dosando o índice de infestação de cada micro área.

No trabalho dos pontos estratégicos que são as borracharias, ferro velho, foram realizadas 152 visitas, com 54 focos do mosquito Aedes Aegypti, apontando um índice de infestação de 3,28%.

O trabalho do LIRAa- Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti, foi realizado no dia 05/11/2018 a 09/11/2018 e foi detectado um índice de infestação no município de 0,5%, sendo 02 estratos com baixo risco e 01 estrato com médio risco, conforme as normas do Ministério da Saúde a situação do município encontra-se em Baixo Risco para epidemia.

Dados do SisPNCD.

Números de casos Suspeitos: 31 de dengue sendo 01 caso positivo, 04 Suspeitos de Chikungunya e 01 de Vírus Zika e não temos caso positivo ate o momento. (Com informações José Pereira da Silva – Gerente de Equipe do Controle de Vetores).


Fonte: José Pereira