Quinta-Feira, 28 de Marco de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Hemosul desenvolve hoje campanha de doações em Naviraí


Equipe do Hemosul reforçada com 10 profissionais da Capital, fazem coleta de sangue e cadastro de doadores de medula óssea hoje em Naviraí
Nesta quinta-feira, dia 22, Hemosul de Naviraí desenvolve campanha de doação de sangue e cadastro doadores de medula óssea.

 

Em 13 de dezembro de 1988, o Estado de Mato Grosso do Sul criava o Hemosul e no próximo dia 13 estará comemorando seus 30 anos de existência e de grandes e relevantes serviços prestados à comunidade sul-matogrossense. Dia 25 de novembro é Dia Nacional do Doador, porém, em Naviraí, essa comemoração se dará no dia 22 de novembro de 2018, ou seja, nesta quinta-feira, no horário das 7 as 17 horas, quando além dos servidores do local outras 10 pessoas especializadas e treinadas, vêm de Campo Grande para participar desse trabalho, quando será feita uma grande campanha de doação de sangue e o cadastramento de Doador Voluntário de Medula Óssea.

Segundo a chefe da Unidade de Armazenamento e Distribuição (UAD) de Naviraí, Janaína Jacomelli, a unidade local atende a 2 hospitais de Naviraí, 2 de Eldorado e 1 de Iguatemi, Itaquiraí (1 hospital) e outro de Mundo Novo.

 

O QUE É PRECISO PARA VOCÊ ESTAR APTO A SER DOADOR

A chefe da UAD naviraiense explicou que para estar apto para ser um doador de sangue, a pessoa precisa comparecer ao local no dia 22 levando consigo um documento oficial com foto; estar em boas condições de saúde, não estar gripado ou com outra infecção; estar descansado e alimentado (após as 11 horas o candidato deve almoçar e aguardar no mínimo uma hora); ter entre 16 e 69 anos de idade; o limite para a primeira doação será de 60 anos de idade; menores entre 16 e 17 anos de idade podem doar com acompanhamento e autorização do responsável legal; e pesar mais de 55 kg.

 

RECOMENDAÇÕES

Janaína Jacomeli avisa aos possíveis doadores que quem for fazer a doação precisa respeitar algumas recomendações, como, por exemplo, não ingerir bebida alcoólica pelo menos 12 horas antes da doação (para quem bebe com moderação); não fumar 01 hora antes e após a doação; tomar café da manhã antes da doação (não estar em jejum); evitar alimentos gordurosos no dia da doação; ingerir líquidos em maior quantidade antes e depois da doação (sugestão: 2 copos de água antes da doação); doadores acompanhados de crianças menores de 10 na os não poderão doar sangue, exceto em casos de acompanhamento de outro responsável durante a doação.

“A VIDA PODE CONTINUAR, DOE SANGUE, DOE VIDA”. Ser solidário e ajudar ao próximo é um ato de amor e de louvável atitude além de fundamental para salvar vidas. Já que o sangue não possui substituto químico ainda, ressalva Janaina Jacomeli.

 

ONDE DOAR DIA 22

A sede da Unidade de Atendimento e Distribuição (UAD) em Naviraí fica na Avenida Amélia Fukuda, nº 776, na área central da cidade, onde além de atender pessoalmente, atende pelos telefones: (67) 3461-7957 ou pelo celular (67) 99620-6261. (Texto: Jota Oliveira – Naviraí Notícias).

 


Fonte: Jota Oliveira - Naviraí Notícias